Diretor do DMAE está em Brasília em defesa da municipalização do saneamento

Reunião aconteceu com Gustavo Frayha (ao lado de Paulinho), poçoscaldense que hoje ocupa cargo ligado à Casa Civil

O diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto, Paulo César Silva, acompanhado do gerente da Divisão de Engenharia e Operações, Rodopiano Marques Evangelista, também vice-presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento- Assemae, se encontra em Brasília(DF) com alguns objetivos, entre eles, a defesa da municipalização dos serviços de saneamento.

“Estamos aqui em Brasília, para juntamente com dirigentes da Assemae, dizer “Não” à privatização dos serviços de saneamento no país, em defesa da autonomia dos municípios e pelo saneamento básico. Estamos aqui, eu e o Rodopiano que é servidor e vice-presidente da Assemae, como representantes de todos os servidores do DMAE de Poços, uma autarquia modelo no país, gerenciada por cidadãos comprometidos não com o lucro, mas sim, com a qualidade dos serviços prestados à população”, ressaltou o diretor.

Para Rodopiano, a privatização limita a titularidade dos municípios, ao mesmo tempo em que privilegia apenas a iniciativa privada. “Somos contrários ao projeto de Lei 3261/2019 porque mantém as mesmas inconstitucionalidades da Medida Provisória 868. Entre os vários motivos, a prevalência dos planos regionais de saneamento básico em relação aos planos municipais, o que limita a participação social na construção da política pública de saneamento e dificulta a fiscalização das metas. Poços de Caldas, por exemplo, tem características topográficas, sociais e econômicas, muito diferentes de vários municípios no entorno” ressalta Rodopiano.

Além disso, a presença em Brasília visa estabelecer parcerias com o Sebrae, além do convite formalizado ao presidente Bolsonaro para a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto- ETE 1 Antas, a ser realizado em março de 2020. “Estamos aqui em contato com várias autoridades, inclusive com o ex-diretor do DMAE, o poços-caldense Gustavo Zarif Frayha, atual Subchefe Adjunto de Infraestrutura em Brasília, ligado à Casa Civil da Presidência da República, nosso amigo pessoal, que está sempre lutando para auxiliar projetos relacionados a Poços de Caldas. Viemos também fazer um convite formal ao presidente Bolsonaro para a inauguração da ETE-1 Antas, uma obra que irá tratar 100% do esgoto gerado no município, a ser realizada em março de 2020”, finalizou o diretor.