DMAE completa 54 anos e diretor destaca novos projetos

Objetivo do departamento é atingir 100% do esgoto tratado com nova ETE 1

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) completou 54 anos de atividade. O novo diretor da autarquia, Paulo César Silva, destaca a história do departamento e os compromissos atuais de sua gestão.

A história do DMAE foi construída por centenas de mãos ao longo do tempo, fruto dos esforços de servidores que, sem equipamentos, abriram valetas na base da picareta. Essa história continua e tem, no empenho dos servidores e nos equipamentos de maior tecnologia, os destaques, independente de quem esteja à frente do DMAE”, pontua.

O diretor cita a conclusão da ETE 1 como um dos grandes objetivos de sua gestão. “Temos um trabalho muito grande pela frente e, entre eles, destaco a finalização da ETE 1, nossa maior Estação de Tratamento de Esgoto e que fará Poços de Caldas se inserir no seleto grupo de cidades que trata 100% do esgoto coletado e faz a água tratada chegar a 100% da população”.

Silva enumera outros objetivos. “Além de inúmeros projetos que buscam ampliar o nosso abastecimento e, principalmente, melhorar os nossos índices de perda de água, precisamos aproximar ainda mais o DMAE da população, desburocratizar e dar agilidade aos nossos serviços. O consumidor tem que ser visto com o grande responsável pela existência do DMAE e nós, servidores públicos, temos que cumprir dentro da legalidade, o compromisso de servir a nossa população da melhor forma possível. Ainda observamos muitas reclamações, entre elas, muitas procedentes e outras, por falha nossa de fazer chegar até o usuário as informações necessárias. Por isso, pretendemos melhorar a comunicação com os nossos consumidores, principalmente, através do 0800 e do atendimento presencial. Conto com cada um dos nossos servidores para que, juntos, possamos cumprir dezenas de ações de melhorias e quero agradecer a todos pela acolhida e apoio”, diz.

A história da autarquia remonta ao início do século 20, quando, em 1908, foi instituída a Companhia de Serviços Termais, com a finalidade de administrar os serviços de saneamento básico de Poços de Caldas, com os primeiros reservatórios edificados e a primeira malha de rede de água, construída e canalizada. Já em 1927, foi criada a Superintendência dos Serviços Termais, que incluiu no projeto a ampliação dos serviços termais e de saneamento básico, realizado pelo engenheiro Francisco Saturnino de Brito. Em 1943, foi construída a primeira Estação de Tratamento de Água (São Benedito) e no dia 15 de setembro de 1965, a Repartição de Água e Esgoto foi transformada no Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE.