Educação apresenta documento norteador para a construção do currículo da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação apresentou, nesta terça-feira (23), o documento norteador para a construção do currículo da rede municipal de ensino, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Representantes de instituições ligadas à educação em Poços de Caldas, incluindo universidades, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Superintendência Regional de Ensino e diversos setores da Secretaria Municipal de Educação, participaram de um encontro para leitura, discussão e apontamentos sobre o texto.

O trabalho, que vem sendo desenvolvido durante todo o ano pela SME, de maneira democrática e participativa, está centrado em quatro eixos: Educação científica; Direito à cidade; Corpo, expressão e movimento; e Arranjos Culturais. “No ano passado, fizemos o

Representantes de instituições ligadas à educação participaram de encontro para leitura e discussão do texto

diagnóstico da rede e foi possível identificar quais são as fragilidades das nossas unidades escolares, tanto em relação ao trabalho com o conhecimento como a sua ação na comunidade local. Neste sentido, propusemos quatro eixos que vão ajudar as escolas a nortearem a abordagem metodológica”, explica a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi. Até o final do ano, todas as escolas da rede municipal terão condições de elaborar seu currículo, a partir de instrumentos adequados.

O trabalho contempla, ainda, a elaboração do Plano de Convivência Ética das escolas, um documento norteador para que as unidades escolares abordem questões como combate à violência, convivência, bullying e demais fenômenos que fazem parte do ambiente escolar.

“Este encontro de apresentação é uma etapa importante dessa construção conjunta do texto que será fundamental para a continuidade da política pública implementada pela Secretaria Municipal de Educação que visa, sobretudo, um fazer democrático significativo, com orientações metodológicas que não sejam meramente mais uma normativa burocrática”, destaca o coordenador do Centro de Referência do Professor, Cleiton Donizete Corrêa Tereza.

Educadores se dividiram em grupos para debate e avaliação do documento

A professora da UEMG e servidora da Superintendência Regional de Ensino, Edilene Mizael de Carvalho Perboni, destaca a complexidade do processo de construção do documento de orientação pedagógica, em âmbito municipal. “É um momento histórico para o município de Poços de Caldas que estamos vivenciando hoje. Várias instituições envolvidas com a Educação no município foram convidadas para discutir o importante documento de orientação pedagógica curricular para as escolas municipais. Trata-se de um momento democrático, participativo, aberto à reflexão, discussão, sugestões e análises. Reconheço, como profissional e cidadã poços-caldense, as dificuldades envolvidas na organização e condução de momentos como este e externo a grade alegria de ter a oportunidade de estar aqui discutindo as orientações pedagógicas curriculares para nossa cidade”, enfatiza a professora.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a assegurar seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE). A BNCC para os ensinos infantil e fundamental foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em dezembro de 2017 e deve ser implementada até 2020.