Educação Integral realiza última formação do semestre

Professores fizeram oficinas pedagógicas

Desde o ano passado, os profissionais lotados na educação integral da rede municipal de ensino participam de encontros de formação sobre os cinco eixos que norteiam o trabalho pedagógico, a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A última formação do semestre foi realizada nos dias 11 e 12 de julho, na sede da Autarquia Municipal de Ensino/UEMG.

Os eixos são: Arranjos Culturais; Direito à Cidade; Educação Científica; Expressão, Corpo e Movimento e Plano de Convivência Ética. Todos os profissionais que atuam nas unidades do Programa Municipal da Juventude e na educação integral das escolas passam pelas oficinas, em sistema de revezamento. O objetivo é garantir que toda a equipe conheça os eixos norteadores e esteja apta para trabalhar com os conteúdos na prática.

Além do conteúdo geral, os educadores também participam de oficinas específicas sobre os eixos, garantindo a troca de experiências e o compartilhamento das informações nos momentos de estudos coletivos nas unidades. As oficinas são organizadas de acordo com o documento municipal para a elaboração do currículo de Poços de Caldas.

Educação Integral
Hoje, a Educação Integral atende aproximadamente 3 mil estudantes em 9 unidades do Programa Municipal da Juventude e 13 escolas da rede municipal, com cerca de 270 profissionais de diversas áreas.

No município, a Educação Integral trabalha de forma articulada ao ensino regular. A Secretaria Municipal de Educação compreende que a Educação Integral é uma concepção que deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural – e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.

Atualmente, os alunos da educação integral do município participam de diversas atividades no contraturno escolar como teatro, críquete, tênis, xadrez, artesanato, apoio pedagógico, natação, entre outras. São atendidos estudantes de 06 a 17 anos, que recebem também alimentação de acordo com as indicações nutricionais.

A Prefeitura mantém o atendimento da educação integral com recursos próprios desde 2018, quando o Governo Federal deixou de fazer os repasses.