Entidades têm lucro bruto de R$ 318 mil com venda de doces na Festa de São Benedito

O relatório da Uiapoc foi recebido pelo prefeito Sérgio Azevedo e pelo secretário, Thiago Biagioni; Os representantes da instituição, Josiana Carvalho Vargas do Lago, e Jonei Eiras, agradeceram a Prefeitura

As dez entidades que atuaram de forma conjunta na área externa da 115ª Festa de São Benedito, realizada de 1º a 13 de maio, obtiveram lucro bruto de R$ 318.345, com a comercialização de 74.300 doces. Este foi o saldo apresentado pela prestação de contas da União das Entidades Assistenciais de Poços de Caldas (Uiapoc), entregue na tarde de quarta-feira (5), à Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP).

O relatório da Uiapoc foi recebido pelo prefeito, Sérgio Azevedo, junto com o secretário, Thiago Biagioni. Os representantes da instituição, Josiana Carvalho Vargas do Lago, e Jonei Eiras, agradeceram a Prefeitura pela nova proposta de comercialização de doces este ano na Festa de São Benedito. Eles também elogiaram a efetiva atuação da fiscalização, que coibiu a presença de ambulantes vendendo os mesmo produtos, no recinto das barracas.

Flávio Ortega, da Divisão de Fiscalização de Posturas da SMSP, informa que dados de anos anteriores mostram que a média de lucro líquido, por entidade, era de R$ 6 mil durante a festa. Segundo ele, o resultado deste ano superou as melhores expectativas, inclusive, da própria Secretaria que estimava um valor próximo a R$ 10 mil por instituição. “Tal avaliação se sustentava no fato de que algumas barracas tinham lucro de apenas R$ 1 mil ou R$ 2 mil, isso conforme a localização”, ressaltou.

De acordo com a prestação de contas apresentada, este ano foram comercializados mais de 74.300 doces, proporcionando uma arrecadação de R$ 318.345. Subtraídos R$ 189.212, de despesas com embalagens, o valor líquido auferido foi de 129.132, propiciando o repasse de R$ 12.913,00 à cada entidade. Os representantes das instituições comemoraram os resultados e prometem manter o modelo deste ano para 2020.

Novo formato

A novo formato de comercialização conjunta, com a divisão igual das despesas e do lucro, foi definido em reunião na SMSP, no final de maio, com a participação de todas as entidades que concordaram, inclusive, em oferecer a mesma variedade de produtos, também praticar os mesmos preços e, ainda, manter caixa único para a venda de fichas. Em anos anteriores, cada instituição era responsável pelos custos de montagem da barraca, produção e compra dos produtos.

Entidades

Participam da parceria este ano, na Festa de São Benedito, o Asilo Vinha do Senhor, Associação dos Deficientes Físicos, Associação Beneficente Fonte de Vida Nova, Associação Criança Feliz, Gota de Leite Sinhá Junqueira Lemos, Associação de Assistência aos Deficientes Visuais, Casa do Menor Ednan Dias, Ágape 365, Amor, Gentileza, Alegria, Casa do Caminho e APHAS – Associação de Promoção Humana e Promoção Social.