Equipe da Saúde de Campestre visita Serviço de Atenção Domiciliar de Poços

Profissionais de Campestre passaram o dia com a equipe do SAD de Poços

Nesta segunda, 13, o Serviço de Atenção Domiciliar de Poços, recebeu a visita da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Campestre. Vieram as coordenações da Atenção Básica, da Saúde Mental e do Pronto Atendimento, acompanhadas do diretor técnico da Secretaria de Saúde de Campestre, Maurício Durval de Sá. “Estamos articulando para a implementação de uma equipe de SAD em Campestre, no próximo mês. Poços tem uma história com este Programa e por isso viemos conhecer a metodologia de trabalho, os protocolos e saber mais sobre o dia a dia. A equipe nos recebeu muito bem, foi muito bacana e valeu muito esta visita”, comentou Maurício. “Eles queriam ver na prática, o nosso trabalho. Eles foram recebidos na sede do nosso Programa, onde fizemos uma apresentação breve. Também conheceram as nossas rotinas e depois nos acompanharam em três visitas a pacientes. Assim que a equipe deles for implantada, nós deixamos as portas abertas para receber estes profissionais e possibilitar este contato com a prática da nossa rotina”, afirmou a responsável técnica do SAD, Alexssandra dos Santos Souza.

O Programa tem como objetivo a melhoria da qualidade do acompanhamento de usuários do SUS, acamados ou domiciliados, que precisam de atendimentos hospitalares. A Secretaria Municipal de Saúde de Poços acaba de conquistar junto ao Ministério da Saúde, a habilitação de uma segunda equipe do SAD, para ampliar o atendimento no município. “Nós viemos solicitando esta segunda equipe, desde o início desta gestão, por meio de ofícios e até de visitas a Brasília. É com alegria que recebemos esta notícia, pois trata-se de um serviço essencial para dezenas de famílias, que gera a desospitalização e a liberação de leitos para tratamento de casos que não podem ser atendidos fora de um hospital e além disso, que traz mais conforto para estas pessoas, em um momento delicado”, declarou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi. O exemplo das várias frentes de trabalho da Secretaria de Saúde de Poços têm um reflexo que coloca o nosso município como referência para toda a região e nós ficamos muito felizes por isso”, complementou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

SAD

Funciona de segunda a segunda, das 7h às 19h. Assistente social, médico, técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, nutricionista, equipe de apoio auxiliar administrativo e motoristas se dividem, nos atendimentos. Pelo Programa, também são fornecidos equipamentos e medicamentos necessários. O trabalho varia de acordo com cada caso, mas normalmente, entre os procedimentos, estão: ausculta pulmonar, aplicação de medicamentos, monitoramento de equipamentos como inalador, dispositivos ventilatórios (BIPAP, CIPAP), sondagens, além da realização de exames clínicos e curativos. Habitualmente, os familiares escolhem um ou mais cuidadores para o treinamento e a capacitação. O atendimento pode ser obtido via Unidade Básica de Saúde para pacientes já desospitalizados ou pela UPA, Margarita Morales, Santa Casa e Santa Lúcia, no caso de pacientes ainda internados ou em observação.