Escola Carmélia de Castro ganha panificadora sustentável

Primeira turma de padeiros mirins da escola

O prefeito Paulo César Silva inaugurou na tarde desta terça-feira (11), a panificadora sustentável Saber e Sabor na Escola Municipal Carmélia Castro, na Fazenda Souza Lima.
O projeto foi selecionado através de um concurso realizado pela Alcoa, que forneceu verba para a compra de equipamentos. A Prefeitura foi responsável pela estrutura da padaria. O prédio da padaria conta com 170m² de  área construída, sendo sala de aula, despensa, vestiário,cozinha, sanitários e lavanderia.
Voltada aos alunos e a comunidade local, a padaria já teve a primeira turma de “padeiros mirins” concluída, formada por seis alunos da escola. Os objetivos são trazer maior renda ao caixa escolar e, principalmente, ensinar aos estudantes uma nova profissão. “Conseguimos agregar as atividades de uma padaria à educação de crianças e jovens”, comemorou a diretora da escola, Roseane Costa.
A Panificadora Sustentável produz amanteigados, biscoitos, bolos e também uma produção semanal de pão francês que é vendido à população. O projeto prevê a captação da água da chuva para ser utilizada nos banheiros e irrigação da horta, onde serão plantados produtos a serem utilizados na padaria, como cenoura, milho e a mandioca para gerar o polvilho a ser usado nos biscoitos e outros itens de panificação.
“É mais uma etapa vencida. Esta é uma das melhorias que entregamos na zona rural neste fim de ano. Na quinta-feira, vamos entregar a internet gratuita na Fazenda Matão e temos muitas outras obras a entregar este mês”, destacou o prefeito.