Você está em:

Etapa experimental de informatização da UPA começa este mês

Informatização tem como um dos objetivos, trazer mais agilidade ao serviço

Nos próximos dias, começa a ser utilizado em caráter experimental na UPA, a Unidade de Pronto Atendimento, o sistema informatizado, desenvolvido com base em solicitações feitas pela equipe multidisciplinar da instituição. Planilha com classificação de risco pelo Protocolo de Manchester, formulário de triagem e receita online são algumas ferramentas que estarão disponíveis. Durante o mês de outubro, reuniões foram realizadas para apresentação do sistema aos servidores. “Esclarecemos dúvidas, ouvimos sugestões e agora tem início o uso para adaptação dos profissionais ao sistema. Após esta prática, mudanças ainda podem ser feitas com o intuito de aprimorar a ferramenta para uso definitivo”, explicou Bruno Lúcio de Sousa e Silva, analista de suporte da Sonner, empresa responsável pela implantação do software.

De acordo com o diretor geral da UPA, Ed Wilson Neves, este período experimental também vai permitir a criação de um plano de contingência. “Para situações que envolvam a falta de energia elétrica por exemplo e até para a falta temporária de determinados insumos”. Com a informatização, haverá a vinculação do atendimento ao número do Cartão SUS, com dados que vão possibilitar fazer contato com familiares dos pacientes quando necessário, além de gerar um histórico dos atendidos, como medicamentos em uso e alergias, dentre outras informações. Com a implantação em caráter definitivo, a meta é agilizar os processos desde a recepção até o consultório médico. “É um ganho múltiplo que trará vantagens aos pacientes, ao serviço e a gestão”, complementou o diretor da UPA.

Além de todos estes benefícios, o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva destaca ainda a possibilidade de gerar informações estatísticas, por meio da informatização. “Este banco de dados vai nos permitir conhecer mais o nosso paciente, saber com que frequência ele está retornando à UPA e quais são os problemas de saúde mais tratados no local. Além disso, mensurar o tempo de atendimento, o consumo de materiais, além de poder avaliar o desempenho dos servidores. Todos estes são fatores que estão intimamente ligados à qualidade da assistência prestada e conhecer esta realidade nos dá subsídios para aprimorar cada vez mais o serviço”.

A previsão é que após este período experimental, a implantação da informatização seja feita de forma definitiva na UPA, entre os meses de dezembro e janeiro.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social