Você está em:

Evento de Volta às Aulas reúne mais de 1.700 profissionais da Educação Infantil

Profissionais da Educação Infantil lotaram o Teatro Benigno Gaiga

Mais de 1.700 profissionais que atuam na Educação Infantil da rede municipal de ensino participaram, nesta terça-feira (5), no Espaço Cultural da Urca, do evento que marcou a volta às aulas 2019 nos centros de educação infantil municipais. O prefeito Sérgio Azevedo abriu o evento, que contou com a palestra “Competências socioemocionais e convivência ética”, ministrada pela professora Danila di Pietro Zambianco.

Os profissionais foram divididos em quatro turmas, de acordo com a capacidade do teatro Benigno Gaiga. Participaram todos os servidores lotados nas creches municipais entre professores, berçaristas, auxiliares de desenvolvimento infantil, serviços gerais, auxiliares de educação inclusiva e merendeiras. O prefeito Sérgio Azevedo fez a entrega simbólica de 3.000 livros infantis oferecidos pela Leiturinha, que serão distribuídos aos CEIs e escolas com séries iniciais de alfabetização.

Prefeito Sérgio Azevedo fez a entrega simbólica de kits de livros infantis

Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, a palestrante Danila di Pietro Zambianco é pesquisadora do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) da Unesp/Unicamp. Licenciada em Pedagogia pela UFLA e em Letras (Português/Italiano) pela USP, é Especialista em Gestão Escolar, Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral e Formação Docente para Ensino Superior. No momento, dedica-se às pesquisas da área de Psicologia Moral e suas relações com competência socioemocionais. Faz parte do corpo docente do curso de Pós-Graduação “A convivência Ética na Escola”, do Instituto Vera Cruz.

Na oportunidade, a professora falou sobre o trabalho com as competências socioemocionais na educação infantil. “É preciso ter um conjunto de habilidades que vão dizer que eu sei me relacionar na sociedade, que eu sei dar conta dessa dimensão afetiva de uma forma que seja boa para mim e para o outro”, ressaltou.

Secretária de Educação e professora Danila Zambianco falaram sobre competências socioemocionais

Plano de Convivência Ética
A secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi, destacou que, neste ano, as unidades escolares da rede municipal vão implantar o Plano de Convivência Ética das escolas e que a Secretaria tem se empenhando para oferecer formações que possam embasar cientificamente o trabalho realizado.

O Plano de Convivência Ética é um documento norteador para que as unidades escolares abordem questões como combate à violência, convivência, bullying e demais fenômenos que fazem parte do ambiente escolar. O plano vem sendo trabalhado desde o ano passado, juntamente com os quatro eixos contemplados no currículo da rede municipal de ensino, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação científica; Direito à cidade; Corpo, expressão e movimento; e Arranjos Culturais.

“Estamos exatamente no ano de implantação do plano de convivência. Para nós é motivo de muito orgulho porque seremos a primeira rede pública e, especificamente, municipal do país a institucionalizar essa ação. Isso não vai ficar restrito à nossa gestão porque queremos a aprovação no Legislativo para que faça parte do currículo de Poços de Caldas”, informou a secretária. “Trouxemos contribuições que são convergentes com a perspectiva de trabalhar o ser humano como um todo, para que o nosso trabalho saia do campo da crença e do senso comum e que, de fato, ocupemos o nosso espaço como educadores”, finalizou.

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social