Evento discutiu implantação de ‘turismo inteligente’ em Poços

Na última terça ,4, representantes de grande parte do trade de turismo de Poços esteve presente no evento “Poços de Caldas – Destino Turístico Inteligente”, promovido pela Organização 101 Líderes no Palace Hotel. O prefeito Sérgio Azevedo acompanhou parte da programação, que incluiu uma participação do secretário municipal da área, Ricardo Fonseca de Oliveira.

Ricardo realizou um diagnóstico do turismo no município, a partir de dados obtidos com pesquisas realizadas no CIT, o Centro de Informações Turísticas. Ressaltou, porém que é necessária a colaboração do setor hoteleiro da cidade, na captação de dados que possam colaborar para um retrato mais fiel da real demanda turística de Poços.

Informou ainda que o setor emprega, hoje, 6 mil pessoas na cidade (empregos diretos), o que representa 12,36% da população. Entre outras informações, Poços conta com o segundo parque hoteleiro do Estado, ficando atrás apenas de Belo Horizonte. Os pontos turísticos mais visitados são o teleférico, que já apresentou movimento de 92 mil pessoas em um único mês, seguido pelo Véu das Noivas, com 20 mil visitantes/mês. Ressaltou ainda a necessidade de capacitação da mão de obra local.

O secretário de Turismo reforçou que, diante da situação de crise econômica dos municípios e também do Estado, a saída para alavancar o turismo em Poços é o projeto de Parceira Público Privada para o setor, que se encontra na Câmara de Vereadores para discussão.“Acreditamos que somente a iniciativa privada poderá dar o impulso necessário para que Poços volte a ser um dos destaques nos destinos turísticos nacionais, como foi no passado”. Durante o evento, o projeto recebeu o apoio da Organização 101 Líderes, por meio de seu presidente, Thiago de Paula Mariano.

O seminário contou ainda com a participação do publicitário Adinan Nogueira, que apresentou uma proposta de uma plataforma digital que uniria todo o trade turístico, possibilitando informações aos turistas e também unindo os empresários que atuam no setor. O site seria não só informativo mas também um local para negócios entre os empresários e fornecedores do setor, promovendo toda a cadeia de negócios num verdadeiro market place do turismo na cidade. Destacou a necessidade de ampliar a digitalização da experiência do turismo, a automatização das coisas e possibilidades e, no bojo de tudo isso, a necessidade de se melhorar a tecnologia de acesso.

Para a consultora do Sebrae BH, Monica Alencar, a tecnologia hoje é decisiva até mesmo na escolha do destino turístico. Destacou que 68% das pessoas decidem seu destino pelo celular. Trouxe a experiência da Espanha que já possui destino turístico inteligente (DTI) e criou normas de certificação para os municípios que queiram se tornar um DTI. No Brasil, ainda não existe este tipo de certificação, mas já há um movimento para isso, com os estados de Santa Catarina e Paraná despontando nesta discussão. “O DTI é uma derivação do conceito de ‘cidade inteligente’, que torna a vida mais fácil para quem mora nelas e para quem as visita. A tecnologia, no caso é importantíssima, mas não está sozinha. Deve ser aliada à governança e à sustentabilidade, para formatar o DTI”.

O seminário foi encerrado pela professora Luciane Chiraldello , da PUC Minas campus Poços. Ela discorreu sobre o tema ‘Políticas e diretrizes para o desenvolvimento do destino inteligente de turismo; modelo de gestão dos recursos naturais disponíveis; ações de curto e médio prazos; atuação dos órgãos públicos governamentais; ações da iniciativa privada’ e foi enfática ao destacar a necessidade de qualificar a demanda, incentivando a visita de turistas que gastem mais e permaneçam mais na cidade e concluiu sua participação destacando a autenticidade do destino turístico. “Divulgue o que você é! Seja autêntico!”.

Concluindo o evento, o presidente da 101 Líderes, Thiago Mariano, agradeceu a oportunidade e aos parceiros do seminário, com destaque para o Palace Hotel e o Sebrae. A ong foi criada em 2018 com a finalidade de reunir profissionais para debater um futuro inteligente, que engloba várias áreas, como mobilidade urbana, turismo, acessibilidade e outros.

“A ideia é trazer a sociedade para discutir o futuro, não só esperando que o Poder Público faça a parte dele, mas também contribuindo de alguma forma, como cidadãos. No evento sobre turismo, o objetivo é usar o setor como vertente de desenvolvimento e a partir dele integrar toda sociedade”, concluiu, deixando a organização aberta para a participação de novos membros.

Turismo Inteligente

O turismo inteligente é aquele que proporciona ao viajante uma experiência completa de cada novo destino ao integrá-lo com a comunidade local, ao mesmo tempo em que garante o desenvolvimento sustentável (ambiental, econômico e social) da região, por meio de tecnologias e soluções digitais inovadoras.

Os destinos turísticos inteligentes se baseiam em três pilares: governança, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

Além disso, os destinos inteligentes possuem algumas características essenciais:

Sabem gerir os recursos de forma eficiente;

Garantem mais competitividade ao setor;

Possibilitam experiências de qualidade aos turistas;

São integrados e interativos;

Oferecem acessibilidade.