Exposição ‘Floradas Urbanas’ reúne aquarelas e ilustrações botânicas no Museu

A partir de sábado (22), o trabalho da ilustradora Rosane Souza Dias ficará exposto na galeria do Museu

A primavera no sul-mineiro já dá seus primeiros sinais e chegará junto com a exposição de estreia da ilustradora Rosane de Souza Dias. O projeto “Floradas Urbanas” reúne um conjunto de obras inspiradas na flores que fazem parte da paisagem urbana de Poços de Caldas e da memória afetiva das pessoas que vivem ou passeiam por esta charmosa cidade do sul de Minas Gerais.

A abertura da exposição acontece neste sábado, 22, às 14h na galeria do Museu Histórico Geográfico de Poços de Caldas. O público terá a oportunidade de apreciar uma série composta por seis pranchas de ilustrações científicas de seis espécies diferentes da flora local. “O desenho botânico é uma forma artística e científica de trazer aos olhos do público, detalhes secretos da vida das flores”, brinca a artista e bióloga autora do projeto.

Para cada espécie retratada com o rigor científico da ilustração, Rosane compôs quadros em aquarela, retratando cenas urbanas com a incidência dessas flores nos bairros e ruas de Poços de Caldas. A exposição fica no Museu até o dia 22 de outubro, com entrada gratuita. O evento é uma realização do Artemísia Ateliê Escola e da Cultivo – Projetos e Soluções Criativas, com patrocínio do DME e o apoio da  Secretaria Municipal de Cultura.

Cidade que floresce

“As flores são uma das principais referências da memória imagética dos moradores de Poços de Caldas, da mesma forma que fazem parte das lembranças das pessoas que visitam nossa cidade”, destaca a ilustradora, reforçando ainda que “essa exposição servirá para despertar um olhar mais sensível e detalhista das pessoas para as cores e formas que brotam e crescem entre o concreto e o asfalto da cidade”.

Entre as espécies que inspiram a ilustradora estão flores conhecidas e populares como o jacarandá mimoso (Jacaranda mimosifolia) e o bouganville (Bougainvillea sp), além de outras que muitas vezes passam despercebidas pelos olhares cotidianos, como a bisnagueira (Spathodea campanulata).

Sobre Rosane Souza Dias

Nascida em Bom Jardim de Minas, Rosane mergulhou no mundo da ilustração científica durante sua formação em Biologia, realizada no Tocantins na década de 90, em meio às cores vivas e formas desconcertantes do baixo cerrado brasileiro. “Sempre desenhei tudo que via, desde a infância, mas na faculdade descobri nos registros das pesquisas e saídas à campo, uma forma de expressar essa vocação”, lembra a ilustradora.

À experiência autodidata foi adicionada ao estudo técnico e sobre história da arte, durante sua formação na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV_UFG). Antes de voltar à Poços, em 2014, viveu uma temporada em terras portuguesas, onde aprimorou suas técnicas através do programa de Mestrado em Ilustração, da Escola Superior de Arte do Porto, em Guimarães.

Atualmente Rosane Dias dirige o Artemísia Ateliê Escola, em Poços de Caldas, onde concentra seu trabalho de pesquisa e produção artística, além ministrar cursos e aulas particulares de ilustração de desenho.