Expositores da Fearpo estão satisfeitos com a revitalização da Praça dos Macacos

Praça dos Macacos – projeto de revitalização

Com as obras de revitalização da Praça dos Macacos (Praça Dom Pedro II), a tradicional Feira de Artesanato de Poços de Caldas (Fearpo), está sendo realizada aos domingos e feriados na Rua Barros Cobra, bem ao lado da praça.

A tradição dos doces caseiros e canudinhos de doce de leite está há 47 anos na família da expositora Rita de Cássia Cantos Jerônimo, que sempre comercializou os produtos na Fearpo. Mesmo tendo que ficar por um período no espaço improvisado ela diz que as expectativas são as melhores. “A praça estava muito destruída e as pessoas, principalmente os idosos, estavam caindo. Vai ser ótimo termos a praça restaurada.”

Ângela Turda, que faz parte da Comissão Técnica Consultiva da Fearpo, reitera que a revitalização da praça só trará benefícios aos moradores, turistas e expositores. “ O piso estava muito irregular, acumulando água em vários pontos e além disso, com a obra, teremos alamedas mais largas, o espaço de convivência vai ficar bom para todo mundo”.

A revitalização da Praça dos Macacos que teve como primeira etapa a retirada do antigo e desgatado piso, segue agora para a fase seguinte.

Nesta semana os canteiros estão sendo concretados e a rede de água está sendo totalmente restaurada. Com o novo projeto da rede e as novas tubulações será possível ter água potável e também a criação de mais pontos de irrigação na praça, o que vai deixar o projeto paisagístico ainda mais bonito.

Nos próximos dias os funcionários da secretaria de obras já irão fazer a rede de água pluvial e em seguida começa a preparação para colocação e estampagem do piso.

O prefeito Sérgio Azevedo acompanha o cronograma das obras e lembra que a estampagem do piso é a única etapa que está sendo terceirizada neste projeto de revitalização de um dos principais pontos turísticos de Poços de Caldas. O arquiteto João Neves, responsável pelo projeto, explica o porquê. “ Focado na qualidade do que vai ser implementado na nossa praça, e sabendo que o trabalho da estampagem é minucioso e exige técnicas e maquinários específicos, a prefeitura optou em terceirizar somente esta etapa para que o piso fique nos moldes do que já foi feito na Praça Pedro Sanches e no Parque José Affonso Junqueira, imitando a terracota original da década de 1930”.

A Praça dos Macacos é um local muito visitado, principalmente, porque ali se encontram pontos de água sulfurosa. A praça conta com um Fontanário e o Balneário Mário Mourão, que atende a moradores e visitantes com os banhos termais e tratamentos medicinais.