Famílias e Pacientes atendidos no CAPS AD se encontram em almoço de Natal

Aos poucos, os convidados foram chegando para o encontro. Sentados no refeitório, ao som de um voz e violão ao vivo, o refrigerante refrescava o dia quente. “A música ajuda muito. Frequento o grupo de família e gosto de estar presente”, comentou a dona de casa Vera Lúcia Corrêa Couto, 75, ao lado do filho, Leonardo Couto, 39. “Aqui é excelente e tá ajudando na minha vida”, disse ele.

Confraternização começou com música ao vivo

Documentário

Antes do almoço, foi exibido o documentário “Quem é o Sujeito? Depoimentos, Reflexões e o Papel da Mídia na Problemática da Dependência Química”. O vídeo produzido por duas estudantes de Jornalismo da Unifae, o Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista/SP, é o produto final do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. O material foi todo gravado no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, em Poços e traz depoimentos de pacientes e da equipe multidisciplinar, composta por: terapeuta ocupacional, enfermeiro, psicólogo e psiquiatra. “Uma experiência muito boa essa de rever quem participou, uma oportunidade de apresentar o trabalho e de ouvir a opinião deles”, disse Marcela Garcia, jornalista e uma das produtoras do vídeo, juntamente com Tainá Nery. “Desde o início a preocupação foi trazer um olhar diferente. A gente não queria simplesmente explorar as histórias do ponto de vista dramático para gerar a comoção porque esse seria o caminho mais óbvio. Buscamos um tratamento delicado e sensível da temática, com respeito a todos os entrevistados e que ao mesmo tempo possa trazer reflexão a quem assistir”, complementou a professora e orientadora do documentário, a jornalista Aline Fallaci.

Durante os 24 minutos de exibição, o público acompanhou atento e emocionado, os depoimentos. “Eu amei a abordagem, ficou muito bonito. Não imaginei que vocês fossem criar uma coisa tão bacana”, disse o pintor Milton Ferriolli, 53. “A gente agradece essa iniciativa, porque o nosso trabalho também é mostrar que antes de tudo, o dependente químico é um ser humano. Agradeço a todos pela presença e esperamos estar com todos em 2019 e que seja em um outro momento da vida de vocês”, disse a coordenadora do CAPS/ AD, Stela Marys Baldon. Na sequência, foi servido o almoço de confraternização com cardápio bem mineiro: arroz, tutu e couve foram algumas opções.

Serviço

O CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas é uma porta de entrada para o acolhimento e o atendimento de pessoas que sofrem com a dependência química. Ele integra a RAPS – Rede de Atenção Psicossocial em Poços, composta também pelo CAPS Girassol, pelo NASF – Núcleo de Apoio de Saúde da Família, pelas Unidades Básicas de Saúde e pelas equipes de ESF – Estratégia de Saúde da Família, além do pronto-atendimento do Hospital Margarita Morales, da UPA – Unidade de Pronto Atendimento e do Hospital Santa Lúcia. “Vocês dão o apoio e assim a gente cria coragem para dar o primeiro passo. O trabalho do CAPS/AD é fundamental para isso”, declarou o segurança Lázaro Luís Lattaro, 54.

Documentário com duração de 24 minutos, gravado no CAPS AD, foi exibido na confraternização