Você está em:

Festival de Inovação e Impacto Social começa nesta sexta

O FIIS promove ainda atividades gratuitas e abertas à população como shows no Parque José Affonso Junqueira

A partir desta sexta-feira (2), a cidade de Poços de Caldas (MG) sedia a primeira edição do Festival de Inovação e Impacto Social, o FIIS. A expectativa é que milhares de pessoas de diferentes regiões do Brasil participem das mais de 80 atividades realizadas no histórico Palace Casino e em outros locais do município, como o bairro São José.

O evento, que segue até quarta-feira (7), traz uma programação dividida em espaços temáticos, entre eles a Sala Rede Folha, que receberá painéis com a participação de líderes inovadores e a mediação de profissionais como as jornalistas da Folha de S.Paulo, Mônica Bergamo, Eliane Trindade e Patrícia Pamplona. Entre os diversos assuntos estão temas ligados ao empreendedorismo de impacto social, incluindo Água e Saneamento, Educação em Escala, Sustentabilidade nas Cidades, Captação e Doação e Saúde para Quem Precisa.

Para debater cada um dos tópicos foram convidados David Hertz (Gastromotiva), Paulo Pianez (Carrefour), Rodrigo Britto (Instituto Coca-Cola), João Rodrigues Junior (Fundação Banco do Brasil), Antônio Aparecido Almeida (Ação Reciclar), além de outros empreendedores sociais que formam a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, do jornal Folha de S.Paulo.

Já o Teatro Turma do Bem vai reunir os cirurgiões-dentistas da maior rede de voluntariado especializado do mundo. A programação do local inclui palestras sobre saúde, sustentabilidade financeira e motivação, a fim de manter ativa a prestação de serviço gratuita que até agora beneficiou mais de 70 mil crianças e adolescentes em todo o País, incluindo Poços de Caldas. No Espaço Abrale – organizado pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia em parceria com a Aliança Latina – terá assuntos como liderança, impacto social e uso de dados.

Ao final de cada um dos dias acontecem classes com as palestras de Denise Fraga, Jorge Forbes, Ricardo Guimarães e Francisco Bosco. No domingo (4), está prevista a apresentação de stand-up comedy do humorista e jornalista Rafael Cortez.

“No FIIS, os desafios, as demandas de inovação, a importância do conhecimento e do crescer em rede – que afligem os gestores ONGs e negócios sociais – serão objeto de um pensar sistêmico. Com um grupo maior, a troca de ideias e experiências podem ajudar todos no processo de consolidação, sobrevivência e expansão. Juntos, poderemos gerar novos projetos e inovações que irão trazer impactos mais relevantes em diversas áreas do terceiro setor e do empreendedorismo social. Essa inovação no pensar, além de gerar recursos, gera transformação social”, afirma Fábio Bibancos, presidente voluntário e fundador da Turma do Bem e um dos curadores do evento.

O Festival de Inovação e Impacto Social promove ainda atividades gratuitas e abertas à população como shows no Parque José Affonso Junqueira; mostra de cinema no Instituto Moreira Salles; rodas de conversa da Agenda Pública; além de atendimentos médico preventivo e oftalmológico em consultórios especiais montados em unidades móveis e uma triagem especial da Turma do Bem.

O Palace Hotel vai receber a exposição ‘Por Ser Menina’, da Plan International. A mostra é resultado do concurso fotográfico realizado em diversos países da América Latina para que profissionais de fotografia compartilhem seus pontos de vista sobre o que é ser menina.

Uma outra iniciativa busca envolver alunos e professores do Programa Municipal da Juventude (PMJ) do bairro São José. A plataforma ImaginaC realiza workshops com o objetivo de despertar nas crianças o espírito de pertencimento à cidade, criando agentes transformadores. Entre as atividades está uma intervenção artística no muro do CEI Municipal Dona Mariinha (Rua José Augusto de Carvalho, 545 – São José).

A programação completa do Festival de Inovação e Impacto Social está disponível em www.folha.com/fiis.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 18:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social