Festival Paralímpico estimula práticas esportivas

Apresentações de dança emocionaram os presentes

Poços de Caldas sediou, no último sábado, o Festival Paralímpico, que reuniu 160 atletas de sete cidades da região para promover o esporte e a atividade física. O festival aconteceu simultaneamente em 69 cidades do Brasil. Poços sediou o evento pela primeira vez e recebeu crianças e adolescentes das cidades de Santa Rita de Caldas, Caldas, Andradas, Poço Fundo, Botelhos e Campestre, além da delegação local.

O prefeito Sérgio Azevedo participou da cerimônia de abertura e ressaltou as reformas dos parquinhos infantis, com a inclusão de brinquedos para crianças com deficiência. Citou ainda um projeto para tornar o centro da cidade totalmente acessível. Ele foi acompanhado pelo secretário municipal de Esportes, Wellington Guimarães (Paulista). Estiveram presentes também os vereadores Álvaro Cagnani e Lucas Arruda, além de representantes das entidades parceiras. O para-atleta judoca Kennedy Silva, vice-campeão mundial e campeão sul-americano também prestigiou o festival em Poços.

O evento é direcionado para crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 17 anos e aconteceu nas dependências da Associação Atlética Caldense, de 7h30 às 11h. Foram apresentadas três modalidades: bocha paralímpica, vôlei sentado e goalbal. “Estamos muito satisfeitos por Poços ter sido escolhida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para sediar este festival. Nada mais justo, já que a cidade é pioneira em todo o sul de Minas, no incentivo do paradesporto. Ficamos muito satisfeitos com a adesão de entidades como AACD, AADV, Apae e Adefip e também de escolas. Foi um momento único, onde os alunos, com ou sem deficiência, puderam praticar, vivenciar, experimentar as modalidades paralímpicas” destaca Eraldo Sandi , um dos organizadores do evento.

Além das modalidades disputadas, o Festival Paralímpico 2019 em Poços de Caldas contou com apresentações de dança, organizadas pelas instituições da cidade, voltadas às pessoas com deficiência, que emocionaram a todos os presentes.

O Festival Paralímpico em Poços contou com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Caldense e Pitágoras. A realização é do Comitê Paralímpico Brasileiro.