Fluxo garante atendimento integral às vítimas de violência sexual

Foi realizada, nesta quarta-feira (17), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), uma reunião para debater o aprimoramento dos fluxos de atendimento a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência sexual em Poços de Caldas. O encontro reuniu representantes dos diversos setores que trabalham diretamente com as vítimas nesses casos, como Unidade de Pronto Atendimento, Santa Casa, Conselho Tutelar, Programa IST/Aids e CREAS.

Desde o ano passado, o hospital de referência para atender mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência sexual passou a ser a Santa Casa. “Isso foi um grande avanço e tem funcionado muito bem. Todos os casos de violência sexual estão sendo encaminhados para a Santa Casa para a realização de procedimentos diversos, como profilaxia de doenças, gravidez e exames médicos”, explica a psicóloga do CREAS, Giulia Viotti.

De segunda a sexta-feira, as vítimas também têm atendimento com assistente social e psicólogo ainda na Santa Casa. Entretanto, os atores envolvidos na rede de atendimento às vítimas de violência sexual ainda tinham dúvidas quanto ao fluxo pós-atendimento na Santa Casa, para dar continuidade ao acompanhamento.

Durante a reunião realizada nesta quarta-feira, foi idealizado um documento modelo que deverá ser preenchido pela equipe técnica da Santa Casa em todos os casos de violência sexual atendidos, com o encaminhamento das vítimas para os outros serviços necessários. As mulheres deverão ser encaminhadas para o Núcleo da Mulher do CREAS. Já crianças e adolescentes serão encaminhados ao Conselho Tutelar e PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a famílias e indivíduos). Todos os casos deverão ser encaminhados, ainda, ao Programa IST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde, para a continuidade da profilaxia e tratamento, quando necessário.

“Esses momentos de troca alinham os fluxos de trabalho bem como propiciam aos usuários um maior entendimento sobre os serviços que eles podem acessar diante das situações de violência. Neste momento de fragilidade, um bom alinhamento das equipes evita a revitimização e esse é o nosso objetivo principal”, ressalta a coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade, Caroline de Souza.