GM e PM realizam operação conjunta no centro

A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar estão atuando em conjunto nas praças centrais de Poços de Caldas. As ações foram intensificadas no mês de fevereiro, com diversas operações deflagradas, com ênfase para as imediações do Parque José Affonso Junqueira. No último final de semana, foi realizada operação antidrogas quando foram abordadas 25 pessoas após fundadas suspeitas. A operação teve início às 22h e término à meia-noite.

O secretário de Defesa Social, Marcos Tadeu Sansão, destaca os benefícios da nova sede da GM, na área central da cidade. “Com isso, possibilitou uma presença mais marcante no centro da cidade, inclusive com videomonitoramento a pleno funcionamento. São desenvolvidas ações isoladas e em conjunto com a PM e Policia Civil nas praças, no sentido de dar mais segurança aos munícipes e também aos turistas, principalmente na questão do combate ao tráfico de drogas”.

Em paralelo às operações pontuais, a Polícia Militar deslocou sua Base Móvel para o Parque José Affonso Junqueira, com uma presença mais ostensiva, contribuindo com a sensação de segurança por parte da população.

Outras operações já foram realizadas no Parque José Affonso Junqueira, como a Operação Saturação, no último dia 14, com 3 viaturas, uma moto e apoio da base móvel da PM, realizando diversas abordagens. No dia 10, outra ação semelhante também ocorreu, no período noturno, com guarnições da GM sendo baseadas em locais estratégicos e os agentes da efetuaram o patrulhamento a pé pelo local no intuito de inibir e coibir o uso e tráfico de drogas bem como outros delitos e trazer mas segurança as pessoas, foram abordadas cinco pessoas após fundadas suspeitas e liberadas , pois nada de ilícito foi encontrado.

Videomonitoramento
Após um período de testes das câmeras e capacitação de 10 guardas, o videomonitoramento passou a funcionar efetivamente, desde o último dia 8, dentro do Projeto Poços Mais Segura, lançado pelo prefeito Sérgio Azevedo em outubro do ano passado.

São 15 câmeras instaladas nos cruzamentos, modelo “speed domme”, com giro de 360 graus e zoom de alta definição. Também já estão funcionando, em caráter experimental, dois totens com oito câmeras, um em frente à Fepasa e outro no Terminal de Linhas Urbanas.

Essas câmeras possuem a tecnologia de reconhecimento de placas de veículos e, em breve, terão a tecnologia de reconhecimento facial. A tecnologia traz uma melhor otimização dos serviços operacionais, inteligência , racionalização e emprego mais efetivo dos GMs e viaturas.

Guarda Civil Municipal conta também com rede rádio digital, sistema de lançamento de ocorrências on line, sistema Reds com interface direta com a Polícia Civil, talonários eletrônicos de autuação de trânsito e estatística em tempo real.

Bairros
Na última semana foi realizada também ‘Operação Presença’ na Escola Padrão, no Parque das Nações. A ação visa a segurança dos alunos e servidores e a segurança viária. Durante os trabalhos, quatro menores foram abordados nas imediações da escola e com eles encontrados dois cigarros artesanais com substância semelhante a maconha. Esta ação contou apenas com guardas civis.

No mês de janeiro, operação antidrogas ocorreu no bairro Santa Rosália. A GM atuou ainda em ação conjunta com a Secretaria de Promoção Social, em abordagens às pessoas em situação de rua.