“Gramophone Duo Acustic” abre programação da Lei Aldir Blanc em Poços

Começou! O show “Gramophone Duo Acustic”, transmitido ao vivo nesta quinta-feira (19), a partir das 20h, vai abrir a programação do edital de produção cultural da Lei Aldir Blanc em Poços de Caldas. Até o final do ano, a população poderá usufruir dos diversos produtos culturais realizados com recursos da Lei Federal 14.017/2020 e acessá-los em formatos digitais, virtuais e remotos, um alento em tempos de distanciamento físico.

A Lei Aldir Blanc dispõe sobre as ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública causada pelo novo coronavírus.

O edital de produção cultural tem como objetivo favorecer a realização de ações culturais que promovam a amplitude da produção artística e cultural de Poços de Caldas, o reconhecimento da importância da arte e da cultura local, o fazer artístico dos nossos artistas, a formação de conteúdo e o consumo de bens e serviços culturais pela comunidade local.

As inscrições foram realizadas de 21/09 a 02/10 e resultado foi publicado em 22 de outubro, com a seleção de 154 propostas, cujas apresentações têm início nesta quinta-feira. Em 4 de novembro, tiveram início os pagamentos aos artistas e, até o momento, 121 propostas já receberam os recursos.

LAB em Poços
As ações relativas à aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc em Poços de Caldas estão a cargo de Comitê Gestor específico, instituído pelo Decreto Municipal 13.413, em 31 de agosto. Os recursos, que somam R$ 1.195.317,78, foram recebidos pelo município no dia 11 de setembro. Além do edital de produção cultural, encontra-se em fase de análise o edital voltado para Espaços Culturais. Foram inscritas 31 propostas.

“A Lei Aldir Blanc vem sendo gestada desde o mês março, por força da articulação da sociedade civil, de parlamentares de diferentes partidos, com a realização de diversas transmissões ao vivo. Os gestores públicos foram chamados para participar do processo no mês de maio e, a partir daí, a Secult Poços participa ativamente dessas ações. Passamos a integrar uma rede de gestores culturais do Sul de Minas, com uma intensa troca de informações e, sabidamente, o município saiu na frente ao fazer com que os recursos, por intermédio de editais, chegassem o mais rápido possível aos agentes culturais locais. A comissão fez uma análise célere e atenta aos dispositivos do edital, os trâmites de pagamento tiveram início em 4 de novembro e, até o momento, 121 propostas já receberam os recursos”, informa o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

A Lei Aldir Blanc foi sancionada em junho e regulamentada pelo Governo Federal em agosto. Concomitantemente, a equipe da Secult participou de discussões, seminários e atividades de treinamento sobre a aplicação da lei. O município instituiu um Comitê Gestor, com a participação da sociedade civil. A partir daí, seguiu-se a abertura do Cadastro Municipal de Cultura, com a posterior publicação do edital de produção, cujas apresentações se iniciam hoje. “Esse edital expressa muito da produção artístico-cultural de Poços, graças aos fazedores e fazedoras de cultura locais, representando o maior investimento em número de propostas, recursos e de artistas participantes”, destaca o secretário.

Programação
Todos os produtos culturais produzidos com recursos da Lei Aldir Blanc ficarão disponíveis para acesso online. A programação começa nesta quinta-feira (19) e o público pode acompanhar pelo YouTube Poços Curte em Casa. A programação é atualizada diariamente no Facebook e Instagram @pocoscurteemcasa.

A apresentação de abertura será a “live” Gramophone Duo Acustic, às 20h. Com classificação livre e uma hora de duração, a apresentação conta Lucas Di Marco (vocalista e violonista) e Henrique da Costa Barros (baixista) e repertório voltado para os anos 70, 80 e 90, em releituras exclusivas executadas com violão e contrabaixo acústico.