Grande procura zera estoque de doses na segunda semana da campanha contra a Influenza

1.500 doses foram aplicadas nesta quarta, 1

Vacinação na Rodoviária, sem descer do carro, como forma de evitar aglomerações e agilizar o atendimento: a novidade desta Campanha Nacional contra a Influenza, o drive thru, registrou mais uma vez, grande procura nesta quarta, 1. Foram 1.500 pessoas vacinadas, das 8h às 13h, quando as doses acabaram. O casal Homero Cassemiro, 66 e Elisabeth Cassemiro, 60, chegou cedo. “Muito bom porque a gente espera dentro do carro, sem risco, estão todos de parabéns por estas medidas”. Esta foi a segunda edição do drive de vacina. Na semana passada, 1.200 pessoas receberam as doses na primeira edição. “Vemos aqui a mobilização das nossas equipes, uma ação diferenciada e pensada com o objetivo de realizar esta campanha com conforto e segurança, em meio à pandemia do Novo Coronavírus. A população pode ficar tranquila, que receberemos mais doses do Ministério da Saúde e o trabalho terá continuidade nos próximos dias”, comentou o prefeito Sérgio Azevedo, que acompanhou a ação na manhã desta quarta, 1. Além das equipes da Secretaria de Saúde, o trabalho teve o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Secretaria de Serviços Públicos. “A realização desta campanha em um momento tão delicado e particular conta com o empenho de centenas de profissionais para atender à população da melhor forma possível. Em breve, divulgaremos novas datas para a vacinação desta primeira etapa”, comentou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

Vacinação contra a Influenza

Prefeito Sérgio Azevedo acompanhou o drive de vacina

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início no último dia 23 e segue exclusivamente para idosos e profissionais de saúde, até a segunda semana de abril. Em Poços, o Serviço de Imunização estima o atendimento de mais de 24 mil pessoas nesta fase, sendo aproximadamente 20.600 idosos e 3.500 profissionais de Saúde. As Campanhas fazem parte do Programa Nacional de Imunização – PNI. O Ministério da Saúde adquire as doses, encaminha aos Estados que, por sua vez, fazem a distribuição aos municípios. Poços faz parte da Regional de Saúde de Pouso Alegre. “Vamos seguir a campanha da maneira que ela vem ocorrendo, na medida em que as doses chegam, vamos realizando as ações, dentro desta preocupação de imunizar a população atendida, com cuidado e evitando as aglomerações”, reforçou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

Cronograma de Vacinação

Equipe da Saúde planeja novo drive para breve

A Campanha de Vacinação que era prevista para abril, foi antecipada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de imunizar públicos mais vulneráveis ao Novo Coronavírus – Covid 19 e assim facilitar o processo de diagnóstico. A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o Coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. Além disso, estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por Coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos. A dose da vacina contra a Influenza imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS/ Organização Mundial de Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados.

Próximos Públicos

A partir de 16 de abril, as doses passam a estar disponíveis também, para: professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras; além de pessoas com condições clínicas especiais. Já a partir do dia 9 de maio, a vacinação tem início para crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. A mudança no público deste ano é a ampliação desta faixa etária. Novas datas de vacinação em Poços devem ser divulgadas em breve, assim que mais doses forem enviadas pelo Ministério da Saúde!