Grupo discute ações de saúde desenvolvidas no presídio de Poços

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde, de diversos setores, incluindo a Atenção Básica; da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, do Ministério Público, da SUAPI – Subsecretaria de Administração Prisional e da OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil, estão juntos para pensar de forma mais ampla, a assistência prestada à população do presídio de Poços que hoje já passa de 300 educandos. Uma reunião realizada na última segunda-feira, 15, na PUC Poços, discutiu a composição do Grupo Condutor da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional no Estado de Minas Gerais.

A composição deste grupo consta na deliberação CIB-SUS/MG Nº 2.295 de 16 de março de 2016. “Essa união vai trazer a visão de outras áreas para o nosso trabalho. São mais pessoas contribuindo para o planejamento das ações desenvolvidas para o público do presídio”, afirmou Miriam Cioffi Ayres, apoiadora da Atenção Básica.

Desde 2015, a Secretaria Municipal de Saúde já mantinha parte de uma equipe de Atenção Básica para atendimento no local. Na metade de 2017, a secretaria conseguiu o credenciamento de uma equipe completa. A partir daí, os recursos repassados pelo Governo Federal complementam o pagamento dos custos que até então eram pagos somente pelo Município. A equipe atualmente é formada por: assistente social, técnico de higiene bucal, auxiliar de enfermagem e médico. O trabalho inclui assistência médica e odontológica, vacinação, medicação, além de encaminhamentos para exames e outros procedimentos, fora da unidade prisional.

“Todas estas iniciativas são medidas que visam facilitar a logística destes atendimentos, tendo em vista que antes da implantação desta estrutura no presídio, os educandos tinham que sair da unidade prisional para serem atendidos e agora, a maior parte dos serviços está disponível na própria unidade prisional”, finalizou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.