Guarda Municipal manterá operação  especial durante todo o Carnaval

A central de monitoramento da Guarda Municipal funciona 24 por dia

Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) já estão participando da operação Carnaval, desde ontem sexta-feira (21). Neste início de tarde de sábado (22), o grupo de 30 membros, mais uma vez recebeu do comando da corporação orientações para o trabalho de rua, que se estenderá até a quarta-feira (26), às 7h, em toda a área central da cidade.

O inspetor Marcel Gavião Bastos informa, que ao todo, são 80 GCM’s que estão trabalhando nesse feriado carnavalesco prolongado, sendo que 50 deles continuam em suas funções diárias de rotina, como a ronda patrimonial. Segundo o comandante, no Carnaval a atuação será mais efetiva na praça Pedro Sanches, no parque José Affonso Junqueira, rua São Paulo e praça D. Pedro II, onde acontecem eventos com maior participação do público.

O monitoramento permite identificar até placa de veículos e seus ocupantes

Bastos acrescenta que as equipes contam com apoio da central de videomonitoramente, 24 horas, que funciona na sede da GCM, na Estação Fepasa, e utiliza 15 câmeras instaladas nos principais pontos de concentração de foliões. O inspetor afirma, ainda, que a qualidade das imagens permite a identificação de placas de veículos e de seus condutores, à uma distância respeitável, no período do dia ou da noite.

O inspetor comenta, ainda, que oito viaturas e quatro motos estão sendo utilizadas nas operações de Carnaval e que, como em anos anteriores, continua a integração da GCM com a Polícia Militar, tanto no monitoramento das imagens, como nas ações de rua. O sistema faz parte do programa Poços Mais Segura, criado pela Secretaria Municipal de Defesa Social.