Você está em:

Higienização das mãos é tema de educação continuada na UPA

A educação em saúde foi organizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente em parceria com a coordenação de Enfermagem da UPA e com alunos e professores de Enfermagem da PUC Poços

Manter as mãos corretamente higienizadas é extremamente importante para evitar contaminação ou transmissão de doenças e isso todo mundo sabe. Imagine então a importância disso para quem trabalha nos serviços de saúde. Conscientizar os profissionais da área foi o objetivo da educação em saúde, que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de outubro na UPA, a Unidade de Pronto Atendimento. A educação em saúde sobre higienização das mãos foi organizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente em parceria com a coordenação de Enfermagem da UPA e com alunos e professores do curso de Enfermagem da PUC Poços.

Durante os três dias, os servidores foram organizados em grupos e receberam orientações por meio de rodas de conversa e de materiais informativos. Em um simulador confeccionado especialmente para a demonstração da importância da higienização correta das mãos, foi realizada uma atividade prática. Denominada “a caixa que mostra a verdade”, a ferramenta utilizada foi composta de um caixote com luz negra interna e abertura para colocação das mãos.

Durante a dinâmica os participantes foram orientados a realizar a higienização simples das mãos, como normalmente já o fazem. No experimento, a água e o sabão foram substituídos por uma solução de álcool 70% e luminol, um composto orgânico. Ao colocar as mãos dentro da caixa e fazer a exposição sob a luz negra, as áreas não iluminadas denunciavam pontos das mãos não higienizados corretamente.

“Os servidores ficaram impactados com a dinâmica. As mãos são a principal via de transmissão de microorganismos durante a assistência à saúde e a higienização é a medida mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções hospitalares. Como gestores, é nossa responsabilidade desenvolver ações de controle de infecção hospitalar, pois os níveis de excelência de atendimento também são mensurados pela qualidade da assistência prestada por toda a equipe”, informou o coordenador de Enfermagem da UPA, Deusdete Inácio de Souza Júnior.

Participou toda a equipe multiprofissional, composta por: enfermeiros, auxiliares de enfermagem, bioquímicos, fisioterapeutas, médicos, técnicos de patologia e auxiliares de serviços gerais.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social