Hora da Saúde na Rádio Libertas fala sobre o Dezembro Vermelho

Estamos no Dezembro Vermelho, mês de luta e conscientização no combate ao HIV. E este foi o assunto principal do programa “Hora da Saúde”, transmitido pela Rádio Libertas FM. A entrevistada da edição desta quinta-feira, 03, foi a assistente social e Coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento – Programa IST/AIDS, Cristiane Aparecida Pereira. A profissional falou sobre o trabalho do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, que teve o horário de atendimento ampliado durante esta semana, das 08h às 21h, com o intuito de tornar o serviço ainda mais acessível. Relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas contaminadas, de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação: estas são formas de transmissão do vírus HIV. O diagnóstico é fundamental para evitar a transmissão e, ao mesmo tempo, possibilitar o início do tratamento.

Atendimento Permanente

O diagnóstico e o tratamento do HIV e de outras IST´s – Infecções Sexualmente Transmissíveis, como Sífilis e Hepatites B e C, podem ser buscados em uma unidade básica de saúde ou no Programa Especializado, que oferece atendimento multidisciplinar com orientação, aconselhamento e dispensação de medicamentos. O IST/AIDS em Poços também oferece a Profilaxia Pré Exposição para HIV (PREP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP). O atendimento está disponível durante todo o ano, sem necessidade de encaminhamento. O Programa IST/AIDS funciona na Secretaria Municipal de Saúde, na esquina da Rua Pará com Rua Rio Grande do Sul, com entrada pela Rua Rio Grande do Sul. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3697-2274 e 3697-2272.

Hora da Saúde

A atração semanal, com uma hora de duração, é transmitida toda quinta, das 15h às 16h. Entrevistas ao vivo, esclarecimento de dúvidas e a cada dia, um tema diferente, sempre ligado à saúde, prevenção e pandemia da Covid-19. A apresentação é feita pela jornalista Aline Fallaci, gerente da Seção de Controle de Qualidade de Atendimento, da Secretaria Municipal de Saúde. O ouvinte pode interagir, mandando sua pergunta, pelo telefone 3721-9494. A Libertas é sintonizada em 99,5 FM e também na internet emwww.libertas.pocosdecaldas.mg.gov.br.

A coordenadora do IST/AIDS, Cristiane Pereira e a jornalista Aline Fallaci