Hospital do Câncer: reunião busca ações para retomada de convênio

reuniao santa casa (2)

Reunião foi realizada na Santa Casa

A administração municipal e a diretoria da Santa Casa estão trabalhando para a retomada do convênio que visa à construção do Hospital Regional do Câncer em Poços de Caldas junto ao Governo do Estado. Na última semana, o vice-prefeito Flávio Faria participou de uma reunião na entidade sobre os encaminhamentos relativos à questão, com o superintendente da Santa Casa, Azer Elias Zenun.

O projeto para a implantação do Hospital do Câncer em Poços de Caldas existe desde 2008, mas até o momento não saiu do papel. A pedra fundamental foi lançada pelo Governo do Estado em 2013. A proposta apresentada na época previa um prédio com mais de 4 mil m² de área construída, contendo ambulatórios, radioterapia, quimioterapia adulto e infantil, além de pavimento administrativo. Em 2015, após solicitação da Secretaria de Estado da Saúde, a Santa Casa elaborou novo projeto da obra, orçada em R$ 16 milhões.

“Durante meus dois mandatos como vereador e agora como vice-prefeito, tenho cobrado insistentemente o cumprimento do convênio e a consolidação dessa obra de enorme relevância, não só para Poços de Caldas, como para 80 cidades da região que são atendidas pela Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia, Unacon”, ressalta o vice-prefeito, Flávio Faria.

Desde o ano passado, o município e a diretoria da Santa Casa atuam junto ao Governo do Estado para a regularização e concretização do convênio. Em dezembro de 2017, o vice-prefeito esteve, inclusive, na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, para cobrar a retomada dos convênios. “Continuaremos incansavelmente nas nossas tratativas junto ao Governo do Estado para que possamos tornar esse sonho uma realidade no nosso município. Não vamos desistir desta luta, pois sabemos da importância do Hospital do Câncer para todos que buscam e precisam deste atendimento”, destaca Faria.

O superintendente da Santa Casa, Azer Elias Zenun, informou que, hoje, a Unacon realiza aproximadamente 2 mil atendimentos por mês. “Temos pacientes vindos das mais diversas cidades da região. Nossa unidade oferece tratamento para vários tipos de câncer, sendo uma referência regional. Por isso, sabemos da importância de termos um Hospital do Câncer”, enfatiza.

O idealizador da campanha “Por amor à vida”, Francisco Rondinelli, também participou da reunião. A iniciativa tem por objetivo sensibilizar a Secretaria de Estado de Saúde para o financiamento do projeto de construção do hospital. O grupo de voluntários iniciou a coleta de assinaturas no segundo semestre do ano passado, com a meta de 40 mil rubricas. A campanha segue ativa. “Sabemos da importância deste hospital, não somente para Poços, mas para toda a região. Por isso, estamos nos colocando à disposição para continuar nesta luta junto ao Governo do Estado”, afirma.