Idosos do CIADI participam de projeto com alunos da Escola Padrão

Na última semana, os idosos do Centro Integrado de Atendimento Diurno ao Idoso (CIADI) participaram de um café da manhã na Escola Estadual Padrão, no Parque das Nações, zona sul do município. O café faz parte do projeto “Adoeça de Sonhos”, realizado nas turmas 21 e 22 do Ensino Médio da escola.

Os alunos também visitam o CIADI, que atende 40 idosos encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Eles passam o dia no local e retornam ao convívio familiar no fim da tarde.

O objetivo é estimular o contato dos adolescentes com os idosos e proporcionar a troca de experiências de vida. No início do projeto, houve certa resistência por parte dos alunos, mas a interação foi tão positiva que hoje eles não veem a hora de visitar o CIADI. Para o encerramento da iniciativa, os estudantes estão escrevendo um livro de contos baseados nas histórias que ouviram dos idosos, que será intitulado “O conto, que eu conto”.

O projeto surgiu a partir da leitura do conto “O perfume”, do autor moçambicano Mia Couto. A iniciativa está relacionada a uma lenda africana de que uma história precisava ser concluída para que as pessoas não adoecessem de sonhos. Daí surgiu a ideia de levar os estudantes para que façam a leitura de contos para os idosos atendidos no CIADI.

A equipe gestora e pedagógica da escola é formada por Marcela Batista Campos do Amaral, Juliana Campolli e Ana Paula Ferreira e a professora responsável pelo projeto é Marli Fernanda de Carvalho Freitas.