Incubadora Social ganha nova sede

A Incubadora Social da Prefeitura está em nova sede. Agora, o projeto funciona no terminal rodoviário, juntamente com a Secretaria Municipal de Promoção Social. Além da melhoria da estrutura oferecida, o novo local vai contar também com um espaço de exposição e comercialização dos produtos, com vitrine dentro da rodoviária.

A Incubadora Social faz parte das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Promoção Social e oferece oficinas de qualificação e formação profissional, em diversas linguagens artesanais, desenvolvendo as habilidades individuais e oferecendo condições para o resgate da condição produtiva de pessoas em situação de risco e vulnerabilidade econômica e social, garantindo meios para melhoria e alcance da autonomia e na consolidação de projetos de vida.

O coordenador de Vigilância Social da Secretaria Municipal de Promoção Social, Nelson Maure, explica que as oficinas da Incubadora Social foram reformuladas e passaram a acontecer nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em todas as regiões da cidade, além de entidades parceiras como Casa de Passagem, Abaco e Galpão das Artes. “As oficinas foram descentralizadas para facilitar o acesso da população atendida pela Promoção Social”, destaca.

Antes, as oficinas eram realizadas na antiga sede da Incubadora Social, na estação ferroviária. Quando a equipe das oficinas identifica potencial, a pessoa é encaminhada para a Incubadora Social, na Rodoviária, onde passa por um processo de assessoria para aprimoramento do trabalho e pode, então, integrar o grupo que comercializa os produtos dentro do projeto.

Em breve, será inaugurado o novo espaço de exposição e comercialização dos produtos artesanais no terminal rodoviário. Outra loja, na antiga casa do xadrez, permanece funcionando às sextas-feiras, das 13h às 17h, sábados, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h.