Inscrições abertas para vivência com professores do 4º roteiro do projeto “Você é Poços”

4º roteiro foi apresentado em reunião na Secretaria de Educação

Estão abertas até a próxima sexta-feira (10), as inscrições para a vivência com professores do 4º roteiro do projeto de educação patrimonial Você é Poços – “Bendito Roteiro”, voltado para a Festa de São Benedito e seus grupos de cultura popular. As escolas da rede municipal devem realizar a inscrição dos professores exclusivamente pelo email smeducacaoprojetos@gmail.com.

A vivência será realizada no dia 22 de agosto, das 14h às 16h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3697-5110. Depois da vivência, os educadores acompanham os alunos nas visitas do roteiro.

O quarto roteiro será dividido em duas partes. A primeira será realizada no auditório da SME, com roda de memória com fotografias que contam um pouco da história dos grupos de Cultura Popular antes e durante as festividades de São Benedito. Além disso, serão feitos relatos orais para contextualizar o conteúdo visual. Em seguida, os alunos farão uma visita ao pátio externo da Igreja de São Benedito, território cultural símbolo deste patrimônio cultural.

O “Você é Poços!” é uma proposta intersecretarial com roteiros mediados de visitação que enfocam, especialmente, a ressignificação histórica de patrimônios arquitetônicos do município e a busca por um sentido de pertencimento. Integram o projeto as secretarias municipais de Educação, Cultura, Planejamento, Esportes, Promoção Social e Turismo. O primeiro roteiro teve enfoque no patrimônio arquitetônico do município, contemplando Thermas Antônio Carlos e Museu Histórico e Geográfico. Já o segundo roteiro visitou o Espaço Cultural da Urca e a Estação Mogyana e o terceiro proporcionou a valorização do Country Club.

Agora, o “Bendito Roteiro” visa incentivar a formação de um movimento de conscientização das novas gerações a respeito da importância destas manifestações da cultura popular local, fazendo com que os participantes possam ser multiplicadores na valorização e preservação. No pátio da igreja, serão desenvolvidas práticas de produção artística, que farão parte de uma exposição coletiva de culminância do projeto, com textos, fotos e desenhos.