Jardim Botânico inaugura galeria de arte

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas realizou, na tarde do último sábado, 18, a inauguração da galeria de arte Anders Fredrik Regnell.  A solenidade contou com a presença de autoridades dos poderes executivo, legislativo, de universidades, servidores municipais e moradores da comunidade.

Inserida na Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, a galeria torna-se um espaço destinado à exposição de todas as formas de expressão das artes visuais, pintura, escultura, fotografia, bem como encontros para leitura, debates, cursos, oficinas e contato direto de artistas com o público.

A galeria se apresenta com intuito de disseminar e fomentar a cultura, agregar valor na formação dos frequentadores, trabalhadores e visitantes da fundação, contribuindo para a popularização da arte e divulgar o trabalho de artistas locais e regionais.

Uma política para uso de espaço de exposições foi desenvolvida a fim de garantir que temáticas estejam vinculadas às ações de pesquisa e preservação desenvolvidas no Jardim Botânico.

As exposições na galeria Regnell respeitarão os eixos temáticos relacionados a terra, flora e fauna como patrimônio biológico, perspectiva da história, da ciência e da técnica, objeto social, perspectiva dos hábitos, usos, costumes, tradições e simbolismos. Desta forma, as exposições na galeria estarão intrinsecamente relacionadas aos propósitos do Jardim Botânico enquanto museu vivo e a formação cultural para a preservação dos bens naturais.

A reserva para o uso da galeria respeitará calendário anual estabelecido pelo conselho curatorial a quem cabe a avaliação das propostas de exposição apresentados pelos proponentes inscritos.

O evento inaugural contou com a exposição “Gaia” do artista plástico Luiz Mota que apresentou uma seleção de obras que trazem pássaros, abelhas e outros animais em aquarela, óleo e pastel, tendo como pano de fundo o próprio Jardim Botânico.

O artista agradeceu a oportunidade de mostrar seu trabalho em espaço voltado para a natureza. A exposição é composta por 20 telas e ficará na galeria até o dia 18 de agosto de 2019 e a visitação é gratuita.