Jogos Solidários 2018 têm início neste domingo

A segunda edição dos Jogos Solidários de Poços de Caldas começa neste domingo, 21 , com solenidade de abertura seguida da largada da Corrida Rústica/Caminhada Solidária, às 9h, no estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira. A abertura terá a presença do prefeito Sérgio Azevedo e do secretário municipal de Esportes, Wellington Guimarães (Paulista), entre outras autoridades e apoiadores.

Este ano, a ação foi ampliada, com a disputa de 34 modalidades em 49 dias de duração do evento. Os Jogos Solidários, iniciativa inédita no país, une esporte e solidariedade. O objetivo principal é promover a prática de esportes na cidade, além de contribuir financeiramente com as instituições assistenciais do município. A expectativa dos organizadores é, até o final dos jogos em 9 dezembro, contar com cerca de 2.300 inscritos.

O valor adquirido com a inscrição é totalmente direcionado às entidades assistenciais, em rateio realizado ao final das competições. Em 2017 foi arrecadado R$ 68.591,00, durante os 24 dias de competição. Com a participação de 23 entidades assistenciais, cada uma recebeu a quantia de R$ 2.982,21.

A inscrição individual custa de R$ 30,00 e dá direito à camiseta do evento. A população poderá colaborar, mesmo não participando dos jogos, comprando a camiseta, pelo valor de R$ 30,00.

Os Jogos Solidários serão realizados em quase todas as praças esportivas da cidade e a competição acontecerá da seguinte forma: atletas amadores da cidade vão representar as entidades em partidas de futebol de campo, futsal, futebol society, vôlei de quadra, basquete, tênis de campo, natação, tênis de mesa, corrida rústica e bicicross. As novidades para este ano são o crícket, goalball, tiro, ciclismo, aloha, cross country, xadrez, downhill, judô, Enduro de Motocicletas, airsoft e squash.

Os jogos foram criados em parceria pelas secretarias municipais de Esportes e de Promoção Social, com apoio da Associação Comercial Acia-Poços. Além do rateio de todo dinheiro arrecadado com as inscrições, a ACIA premia as três primeiras instituições com maior número de inscrição. Este ano repete os prêmios: uma TV, um aparelho de som e um notebook.

A tabela completa com os jogos pode ser acessada no site da Prefeitura www.pocosdecaldas.mg.gov.br

Apoiadores

O secretário de Esportes, Wellington Guimarães, diz que o grande número de apoiadores está contribuindo muito para o sucesso dos jogos, assim como os esportistas que , voluntariamente, estão colaborando na organização das partidas e eventos.