Junho Verde tem ações na Praça Pedro Sanches

Mobilização acontece nesta manhã

Na manhã desta quarta, 20, servidores da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, da Guarda Municipal, Guarda Verde, Polícia Militar e Polícia de Meio Ambiente, estiveram na Praça Pedro Sanches para a mobilização do Junho Verde. Instituído por meio da Lei Nº 9.240, a ação passou a integrar o calendário oficial de eventos turísticos, culturais e desportivos do município de Poços de Caldas, como mês de reflexão sobre o abandono de animais.

“Desde o ano passado, lançamos o Projeto Melhor Amigo, com uma série de ações voltadas para a causa animal. A criação do Junho Verde é mais um ato que reforça nossa preocupação com a causa nos seus mais diferentes aspectos”, declarou o prefeito Sérgio Azevedo. A ação desta quarta incluiu panfletagem com a presença dos mascotes do CCZ, o Centro de Controle de Zoonoses. Márcia Carvalho, 53, empresária e turista de Barretos, SP, elogiou a iniciativa. “Tenho cinco cachorros, sendo que quatro adotamos na rua. Essas ações são muito válidas, porque tem muita gente que cuida mas ainda tem muita gente que abandona”.

A Lei Nº 9.605 de 1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. O artigo 32 determina que atos de abuso, maus-tratos ou mutilação de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, estão sujeitos a pena de detenção, de três meses a um ano, e multa. O sargento da Polícia Militar de Meio Ambiente, Fábio de Souza de Jesus, lembra da dificuldade em configurar um crime desta natureza. “Em 10 anos de trabalho, me lembro de apenas duas ocorrências atendidas por mim em que foi configurado esse crime. Quanto mais elementos o denunciante tiver para fazer a denúncia, melhor pode ser este trabalho”.

“Hoje as pessoas estão muito nas redes sociais e geralmente só fazem estes registros ali, o que é válido também, mas para efeito de fiscalização e de cumprimento da lei, é muito importante que as pessoas denunciem pelo 190, com o maior número de informações possíveis. Se a pessoa ver alguém abandonando um animal de carro, por exemplo, é importante anotar as características deste veículo e as placas também”, complementou a tenente da Polícia Militar, Luciana Anízia Barbosa Mendes. O Junho Verde tem a participação também da Secretaria Municipal de Educação. “Por meio do setor de projetos deles, viabilizamos pelo nosso setor de educação ambiental, palestras que estão sendo realizadas em centros de educação infantil e em escolas, com o objetivo de trabalhar com as crianças e adolescentes, esta importância da guarda responsável, para prevenir estas situações de abandono”, comentou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

O Projeto Melhor Amigo, lançado no final de 2017, inclui uma diversidade de ações, como: inauguração do Espaço Animal, no Parque Municipal, com Feira Permanente de Adoção aos domingos; adaptação do antigo Castra Móvel para veículo de transporte de animais do abrigo para a feira e que futuramente será utilizado também para transporte de animais da zona rural para a castração; obras de ampliação e de melhorias no Abrigo de Animais já em andamento, no CCZ, além do Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos que já realizou cerca de 1900 cirurgias. “É um conjunto de medidas elaboradas pela Secretaria de Saúde, com a participação das Secretarias de Defesa Social, Esportes, Obras e Serviços Públicos. Trata-se de um Programa pensado com muito carinho e com muito cuidado pela nossa equipe, com o objetivo de atender a causa animal de maneira abrangente”, finalizou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.