Laboratório Municipal de Prótese amplia produção com mudança para a Secretaria de Saúde

LABORATÓRIO MUNICIPAL DE PRÓTESE 1

Novo local trouxe mais conforto para a equipe e a estrutura necessária para todas as etapas de confecção das peças

Mais espaço físico, com melhores condições de trabalho e ampliação da produção mensal: estes são os resultados obtidos com a mudança do Laboratório Municipal de Prótese, realizada no mês passado. O serviço que funcionava no CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, foi transferido para uma ampla sala na Secretaria Municipal de Saúde. “O laboratório está trabalhando plenamente, com produção expressiva para atender a uma demanda crescente do município. É muito gratificante enquanto secretaria de Saúde, poder proporcionar a estas pessoas, a reconquista da autoestima, da alegria e de oportunidades de emprego e de convívio social, por este trabalho valioso que o nosso setor de Saúde Bucal tem desenvolvido”, avaliou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

“Melhorou muito o nosso espaço físico, agora estamos com mais condições de trabalho, em um local mais arejado, mais silencioso, bem melhor para o nosso dia a dia”, comemorou a protética Érika Pereira Vanzelli. “Com esta área mais espaçosa, conseguimos mais conforto e organização para o nosso trabalho”, complementou a auxiliar de prótese dentária Andrea Claudia Silva.

Com a mudança, a equipe produz cerca de 30 peças por mês – próteses parciais e próteses totais removíveis. A nova sala, com estrutura adequada para o trabalho, possibilita a realização de todas as etapas de confecção das próteses, otimizando a produção. “Antes, elas ocupavam uma área bem menor no CEO, o que não permitia fazer uma peça do início ao fim. A equipe nossa começava o trabalho e as peças iam para um dos laboratórios terceirizados, para a finalização. Agora, tudo pode ser feito aqui. Além disso, a logística do trabalho ficou melhor, já que no Laboratório Municipal, estamos concentrando a produção para os pacientes das unidades básicas de saúde e nos terceirizados, estão sendo feitas as peças do CEO”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal, Dra. Cristiane Costa Silva.

A ampliação da colocação de próteses em consultórios da Atenção Básica teve início em 2017, na Regional Sul. Atualmente, sete equipes oferecem o atendimento: Cohab I, II, São Sebastião, Kennedy II, Esperança II, Santa Rosália e Country Club. O objetivo é ampliar para todos os consultórios das equipes de saúde bucal da Estratégia de Saúde da Família do município. “Hoje nós entregamos por mês, 85 próteses feitas pelos terceirizados e agora, mais 30 peças do nosso laboratório. Essa ampliação da oferta do serviço agiliza o atendimento, diminui o tempo de espera mas ao mesmo tempo gera uma demanda maior. Por isso também foi tão importante a mudança, porque agora o Laboratório Municipal funciona com 100% da capacidade”, finalizou a coordenadora do serviço.

Enquanto o serviço de prótese não é ampliado para todos os consultórios, os pacientes atendidos em outras unidades, são encaminhados ao CEO – Centro de Especialidades Odontológicas. Para os bairros que ainda não possuem equipes de saúde bucal, o serviço odontológico de atenção básica é oferecido pela Fungotac e o agendamento é realizado na Policlínica Central, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na sala 13.