Lei Aldir Blanc: programação musical marca o primeiro final de semana

“Voltando a base: da lata aos palcos” abre o fim de semana

A partir de 19 de novembro, o Canal Poços Curte em Casa passa a apresentar os produtos culturais realizados com recursos da Lei Aldir Blanc – Lei Federal 14.017/2020, que dispõe sobre as ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública causada pelo novo coronavírus.

Nascido no Rio de Janeiro em 2 de setembro de 1946, Aldir Blanc foi um grande letrista e compositor que escreveu seu nome entre os maiores da Música Popular Brasileira (MPB). Em 50 anos de atividade, foi eternizado em canções feitas em parceria com João Bosco, como O Bêbado e a Equilibrista, sucesso na voz de Elis Regina. Morreu em 04 de maio de 2020, aos 73 anos, em decorrência da Covid-19.

O Canal Poços Curte em Casa nasceu em 10 de julho de 2020, para reunir e divulgar mais de uma centena de trabalhos artísticos locais, viabilizados por meio de editais de ações culturais emergenciais com recursos do município. E, a partir de agora, passa a oferecer também os produtos culturais da Lei Aldir Blanc.

A programação do edital de produção cultural da Lei Aldir Blanc em Poços de Caldas teve início na última quinta-feira (19). Neste final de semana, as atrações seguem ao vivo, no canal Poços Curte em Casa – Lei Aldir Blanc no YouTube. A primeira oficina da programação será realizada pela plataforma Zoom.

A programação é atualizada diariamente nas redes sociais https://www.facebook.com/pocoscurteemcasa e Instagram @pocoscurteemcasa. Confira!

20/11 – 19h – Ao vivo no YouTube
Voltando a base: da lata aos palcos – Antônio Marcos de Ataíde, Marlon Henrique & Convidados
Espetáculo musical ao vivo, com duração de 1 hora, tendo como eixo as bases musicais, afetivas e formativas do samba e do pagode de raiz na cidade, considerando suas matrizes afro-brasileiras e a constituição de espaços antigos tradicionais da música no município.

21/11 – 17h – Ao vivo no YouTube
Gafieira Sulfurosa – Big Bem Samba – Giovane Brito, Gisele Ferreira, Luis Carlos Prata, Marcos Ferraz & Convidados
Apresentação musical com formação diferenciada, incluindo instrumentos de sopro, além de guitarra, baixo, percussão e bateria, para evidenciar a genialidade e o balanço da música brasileira, com obras de grandes artistas como Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Nelson Cavaquinho, Ataulfo Alves, entre outros.

21/11 – 19h – Ao vivo no YouTube
Elas por Elas – Camila Fernandes, Fernanda Santos & Convidadas
“Live” musical de 1h30, com canções que valorizam as influências femininas para a formação da música, especialmente no rock, até os dias atuais. O repertório também contará com canções autorais.

22/11 – 16h – Ao vivo no Zoom
Ritmos Ancestrais: Oficina de Ritmos Afro-brasileiros – Teici Freitas e Victor Freitas
Oficina voltada para todos os interessados, a partir de 14 anos. Na primeira parte, será feita uma contextualização histórica sobre o fazer da musicalidade afro-brasileira. Já na segunda, será realizada a parte prática, mostrando que é possível desenvolver a musicalidade com materiais do cotidiano.

22/11 – 19h30 – Ao vivo no YouTube
Live Banda K2 – A cidade e os novos tempos – Diego Ávila, Pedro Cezar e Douglas Maiochi
Espetáculo musical da Banda K2, que reúne obras autorais e também duas releituras de artistas consagrados do Rock que se conectam com a obra da banda. O roteiro do show é baseado em uma linha do tempo dentro da discografia do K2.