Mais de 3 mil pessoas prestigiam 29ª edição do Festival Estudantil de Teatro

A 29ª edição do Festival Estudantil de Teatro – FET – foi encerrada na última terça-feira (23). Neste ano, a organização do evento apostou em um novo formato, com as apresentações divididas nos meses de agosto, setembro e outubro. Foram 22 peças teatrais preparadas nas escolas, com equipe própria, tendo os alunos como atores. O público estimado foi de 3 mil pessoas.

“Neste ano, o FET teve uma nova configuração e foi fragmentado nos meses de agosto, setembro e outubro. Um ponto muito positivo dessa edição foi a presença das famílias que foram prestigiar os alunos nas apresentações. Além disso, tivemos peças das escolas municipais, estaduais e particulares, com boa participação de toda a rede de ensino de Poços”, destaca a educadora da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação, Aniele Dias.

A professora de Língua Portuguesa, Loredany Villela Galindo, responsável por duas peças e uma esquete da Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco e uma peça da E.M. José Avelino de Melo, na zona rural, destaca que o teatro é de grande relevância para a prática pedagógica. “Na minha opinião, o teatro é um exercício de cidadania. É uma arte que permite aos alunos a possibilidade de se colocarem no papel do outro, a possibilidade de vivenciarem histórias diferentes da sua, sem correrem riscos. O resultado serão pessoas prontas para atuar no mundo de maneira consciente, criativa e, acima de tudo, humana”, avalia.

Houve ainda uma homenagem à atriz Magali Guidugli, que recebeu o troféu Fernandinho Frizzo por sua atuação em prol das artes cênicas na cidade. O FET, promovido pela Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo incentivar o teatro nas escolas, buscando o estímulo da produção artística e a formação de um público crítico e apurado pela estética cênica, além de fomentar o protagonismo estudantil.

Neste ano, foram realizadas oficinas teatrais nas próprias escolas inscritas no festival para subsidiar o trabalho desenvolvido. “O saldo foi muito positivo. Parabéns a todas e todos educadores e estudantes que continuam alimentando a ‘alma’ do palco da Urca e do fazer teatral da escola. Precisamos cada vez mais de arte em tempos tão difíceis”, ressalta o coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Mario Augusto Marques. A comissão organizadora já trabalha nos preparativos para a 30ª edição do FET.