Material resgata história das manifestações culturais da Festa de São Benedito

Integrantes dos ternos de Congo também receberam o material

Durante a realização da Festa de São Benedito, a equipe do projeto de educação patrimonial “Você é Poços” distribuiu material informativo sobre as manifestações culturais que compõem a mais tradicional festividade do município. A iniciativa faz parte do cronograma de ações do quarto roteiro do projeto, o “Bendito Roteiro”, cujo objetivo é valorizar a riqueza cultural de Poços de Caldas, por meio do trabalho com a Festa de São Benedito e seus grupos de cultura popular.

O roteiro foi executado no segundo semestre de 2018 e previa a distribuição dos folders na Festa de São Benedito de 2019, como forma de resgatar a história dos ternos de Congo e grupos de Caiapó que, de geração a geração, mantêm viva a tradição da devoção a São Benedito com muita arte e cultura.

Foram confeccionados 5 mil panfletos, com recursos do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (Condephact). As educadoras Marília Rossi e Daniela Marco Antonio Alvisi estiveram nas barracas das paróquias e em eventos tradicionais, como a Retirada dos Caiapós do mato e a Missa Conga realizando a distribuição. O objetivo é incentivar a formação de um movimento de conscientização das novas gerações a respeito da importância destas manifestações da cultura popular local, fazendo com que os participantes possam ser multiplicadores na valorização e preservação.

Equipe do projeto distribuiu o material também nas barracas da Festa de São Benedito

Participaram do “Bendito Roteiro” dez unidades escolares da rede municipal. O roteiro foi dividido em duas partes. A primeira, no auditório da SME, contou com roda de memória com fotografias dos grupos de Cultura Popular antes e durante as festividades de São Benedito. Em seguida, os alunos visitaram o pátio externo da Igreja de São Benedito, território cultural símbolo deste patrimônio cultural.

O “Bendito Roteiro” tem pesquisa e sistematização pedagógica de Daniela Alvisi, que também foi mediadora e arte-educadora do projeto. “Seguimos com nosso compromisso de difundir e valorizar o patrimônio da cidade de Poços de Caldas junto à rede municipal de ensino e, com essa ação, para moradores e turistas que prestigiaram a Festa de São Benedito”, destacou.

O projeto
O “Você é Poços!” é uma proposta intersecretarial com roteiros mediados de visitação que enfocam, especialmente, a ressignificação histórica de patrimônios arquitetônicos do município e a busca por um sentido de pertencimento. Integram o projeto as secretarias municipais de Educação, Cultura, Planejamento, Esportes, Promoção Social e Turismo. A iniciativa já está na quinta edição.