Método Apac será tema de novo encontro em agosto

Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, promove novo encontro em agosto para ampliar conhecimento sobre o Método Apac, uma proposta que busca humanizar as prisões, melhorando as condições de vida das pessoas em privação de liberdade.

O evento tem coordenação do juiz, Robson Luiz Rosa Lima, da 1ª Vara Criminal e de Execução Penais, e se destina a profissionais e estudantes de Psicologia e Serviço Social. O encontro será em 21 de agosto, às 19h, no salão do júri do Fórum de Poços de Caldas, localizado à rua Pernambuco 707 – Centro.

O Método Apac já foi tema de seminário em Poços em maio deste ano. Na ocasião, participaram das discussões representantes de órgão de segurança e de diversos setores da sociedade civil. O prefeito, Sérgio Azevedo, também participou do encontro e declarou apoio a aplicação do novo método na unidade prisional em Poços.

Método Apac

O método Apac foi criado em 1973 e está presente em vários estados brasileiros e no exterior. O índice de reincidência nesse sistema está em torno de 10%, enquanto no convencional o percentual chega a 80%. A Apac foi finalistas do Prêmio Innovare, uma das instituições mais respeitadas da Justiça brasileira.

As Apac’s apostam na recuperação do cidadão privado de liberdade, por crime cometido, utilizando espaços sem a presença de agentes penitenciários. Nesse sistema, os recuperandos (como são chamados os presos) possuem as chaves das próprias celas, onde só ficam na hora de dormir. Das 6h às 22h, eles estudam e desenvolvem várias atividades, muitas delas em parceria com órgãos e empresas da comunidade.