Mobilização na Praça Pedro Sanches chama atenção para os riscos da automedicação

AÇÃO USO RACIONAL MEDICAMENTOS

Ação incluiu panfletagem e esclarecimento de dúvidas

Panfletagem para motoristas e pedestres, esclarecimento de dúvidas, aferição de pressão e testes de glicemia: todas as atividades fizeram parte da mobilização da Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos, promovida até o próximo dia 24, pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais, em parceria com os farmacêuticos e com 13 municípios, incluindo Poços de Caldas.

Na manhã desta quinta, 17, a ação foi na Praça Pedro Sanches. A mobilização é este mês, tendo em vista que 5 de maio foi o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. “Esta é a 6ª edição desta campanha que sempre acontece com a parceria das prefeituras e das instituições de ensino. É muito bom poder estar em Poços nesta iniciativa”, comentou Gabriel Barbosa, assessor técnico-farmacêutico do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais.

Os objetivos principais são alertar sobre os riscos da automedicação e a necessidade de fazer o descarte correto de medicamentos não utilizados. A ação teve a participação de acadêmicos e professores do curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras. “Temos a disciplina de Assistência Farmacêutica dentro do curso de Farmácia e um dos objetivos é trabalhar o uso racional de medicamentos. É uma oportunidade para os alunos aplicarem a teoria na prática”, declarou a professora Maria de Fátima Lino Coelho.

O aposentado Francisco José, 70, passou pela Praça e foi surpreendido pelas atividades. “Sempre tomo cuidado e vou no postinho, antes de tomar remédio. É muito bom falar sobre isso”.

O secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva também acompanhou a mobilização. “Acreditamos muito na importância da informação, da orientação, para mudanças de hábitos que possam gerar mais saúde e mais qualidade de vida e por isso apoiamos iniciativas deste tipo”.

Durante todo o mês, atividades de orientação estão sendo desenvolvidas também nas unidades básicas de saúde. Trata-se da intensificação de um trabalho permanente e já realizado em Poços. O objetivo é reforçar para a população, o convite para que sejam entregues nos balcões das farmácias municipais, medicamentos dentro ou fora do prazo de validade, o que pode ser feito durante todo o ano. Os medicamentos recebidos são recolhidos por empresa contratada pela Prefeitura para o descarte de resíduos de serviços de saúde. “Nossa intenção é falar com a sociedade, ir até onde estão as pessoas para abordar um assunto sério, que diz respeito a nossa saúde e a saúde do meio ambiente”, finalizou a responsável técnica de Assistência Farmacêutica de Poços e presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais, Yula Merola.

USO RACIONAL MEDICAMENTOS