Mostra Cultural da Educação Integral acontece nos dias 22 e 23 na Urca

Mostra reúne trabalhos desenvolvidos nas unidades de educação integral

Nos dias 22 e 23 de outubro, às 19h, no Espaço Cultural da Urca, será realizada a Mostra Cultural da Educação Integral, com o tema “Diversidade e Cultura Brasileira”. Durante a mostra, 13 escolas municipais e nove unidades do Programa Municipal da Juventude (PMJ) apresentarão os trabalhos desenvolvidos ao longo de 2018.

“Serão dias festivos para todos os envolvidos neste evento, pois mostraremos à comunidade um pouco do que trabalhamos ao longo deste ano nas unidades que desenvolvem a Educação Integral”, destaca a coordenadora do PMJ, Michele Santana.

A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.

Evento acontece no Espaço Cultural da Urca

“Por isso, temos fomentado tanto a participação das famílias neste percurso educacional. Não basta ser pai, mãe, responsável; tem que participar! As crianças se sentem notadas, vínculos são trabalhados, as relações entre família e unidades escolares melhoram e se estreitam os laços”, ressalta a assistente de Programas Comunitários do PMJ, Elaine D’Oranges.

Atualmente, a Educação Integral do município atende aproximadamente 3.000 alunos, no contraturno escolar, oferecendo atividades variadas como teatro, cricket, tênis, xadrez, artesanato, apoio pedagógico, natação, entre outras.