Música nas Montanhas promove Encontro Nacional de Canto

Festival reúne alguns dos maiores nomes da área do canto erudito no Brasil,

De 10 a 19 de janeiro, Poços de Caldas sedia a 20ª edição do Festival Música nas Montanhas (FMM). Com uma programação gratuita, que envolve oficinas e uma grade de concertos de alto nível, o evento promove, este ano, o 1º Encontro Nacional de Canto. Esta iniciativa, que ocorre de 10 a 13 de janeiro, traz alguns dos maiores nomes da área vocal no Brasil, além de concertos abertos ao público que apresentam peças especialmente voltadas ao repertório erudito para o canto. De acordo com a diretora administrativa do FMM, Raquel Mantovani, a série Encontros objetiva valorizar a vocação pedagógica do festival.

“Decidimos ampliar nossa vertente de caráter mais acadêmico e pretendemos dar continuidade a esta proposta, sempre trazendo um encontro em formato de simpósio, para discutir a temática dos instrumentos, a cada ano”, informou.

Durante o encontro voltado a cantores serão oferecidos 72 atendimentos individuais dentro das master classes, concertos e ópera, evidenciando o trabalho de professores como Francisco Campos, Susan Ruggiero, Carol McDavit, Eduardo Alvares, Francisco Mayrink, além do maestro Jean Reis.

PROGRAMAÇÃO DE CONCERTOS

Ao todo, 28 concertos gratuitos integram a programação diurna e noturna do 20º FMM, em quatro séries diferenciadas de espetáculos: A série ‘Concertos Noturnos’ apresenta, além das orquestras e Banda Sinfônica, formações vocais e instrumentais, com espetáculos às 20h30, no Teatro Municipal da Urca.

Dentro da série ‘Instituto Moreira Salles & Museu’ o festival abre espaço para a música de câmara, com programas e formações especiais. Os concertos acadêmicos apresentam o resultado do trabalho realizado nas oficinas pedagógicas e, por fim, através da Série de Concertos Especiais, o repertório erudito é levado a hospitais, asilos, igrejas e até mesmo à zona rural, em uma iniciativa de descentralização do acesso à música de qualidade.

PROGRAMAÇÃO

Promoção da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e produção da Piu Mosso, o Festival Música nas Montanhas é enquadrado nas leis de Incentivo à cultura de Minas Gerais e Rouanet e conta com o patrocínio do Grupo DME, além de co-patrocínio das empresas Curimbaba e Togni S/A. A programação completa da 20ª edição do evento pode ser acessada no www.festivalmusicanasmontanhas.com.br

texto: Engenho de Cultura

foto: Leko Machado