Mutirão de cirurgia plástica atendeu 83 pacientes no último sábado

Prefeito, secretário de saúde e adjunto acompanharam a realização do mutirão de pálpebra no Hospital da Zona Leste e no Hospital Poços de Caldas

O prefeito Sérgio Azevedo, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi e seu adjunto, Flávio Togni de Lima e Silva, verificou, no último sábado, a realização do Mutirão de Cirurgia Plástica, que beneficiou 83 pacientes do SUS. A ação foi possível graças à parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, por meio do cirurgião poços-caldense Victor Adissi e a Prefeitura. O mutirão foi realizado em cinco locais, simultaneamente, possibilitando o atendimento de mais pacientes e contou com a ação voluntária de médicos da cidade e convidados.

As cirurgias atenderam as pessoas que necessitavam de correção de pálpebra caída, nos casos em que há diminuição do campo visual. Foram realizadas no Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste; Hospital Santa Casa; Hospital Poços de Caldas, Clínica Dr Victor Adissi e Clínica Dr Moacyr Nabo.

Com a realização dos mutirões, há um significativo recuo na fila de espera por este tipo de cirurgia reparadora. Para o médico Cláudio Salum, um dos convidados a participar do mutirão em Poços, a iniciativa é muito importante, além do atendimento com qualidade a pessoas pelo SUS, colabora para desmistificar a cirurgia plástica como um procedimento voltado apenas à elite. “A cirurgia de pálpebra, além de melhorar o campo visual do paciente, colabora para o bem estar físico e emocional. É com grande prazer que viemos a Poços para realizar as cirurgias e proporcionar este benefício”, destacou o médico.

A parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica já realizou em Poços outros mutirões, com cirurgias para correção de orelha em abano, de pálpebra e de reconstrução de mama, após retirada de tumores. “As ações acontecem em sintonia com a realização de Congressos da SBCP pelo país. Daqui a duas semanas, acontece o Congresso Sulmineiro de Cirurgia Plástica, em Alfenas e aproveitamos a vinda de médicos de Belo Horizonte, São Paulo, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro, que se somam aos profissionais de Poços nesta ação”, informa dr Victor Adissi. No último sábado, 30 profissionais realizaram as cirurgias nos cinco locais. Apenas no Hospital da Zona Leste, seis salas do centro cirúrgico foram disponibilizadas para atender ao mutirão.

O secretário de Saúde , Carlos Mosconi também ressaltou o benefício dos mutirões para o sistema de Saúde. “O acesso a este tipo de serviço , pelas vias normais do SUS, não é fácil. Felizmente temos na cidade o dr Victor Adissi que inclui Poços nos mutirões realizados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. É um benefício enorme para a população, atende à demanda da Secretaria Municipal de Saúde e traz muita satisfação para quem realiza este tipo de procedimento”.