Mutirão de cirurgias plásticas será realizado simultaneamente em 5 unidades de saúde de Poços

Pelo menos 20 cirurgiões vão atender pelo mutirão

No próximo sábado, 18, acontece mais um mutirão de cirurgia plástica, a partir das 8h. Desta vez, 80 pacientes serão atendidos com a cirurgia de correção de pálpebra caída, necessária para os casos em que há diminuição do campo visual. Além do número de pacientes atendidos em um único dia, outro diferencial deste mutirão em relação aos anteriores já realizados, é que ele acontecerá simultaneamente em cinco unidades de Poços: Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste; Hospital Santa Casa; Hospital Poços de Caldas, Clínica Dr Victor Adissi e Clínica Dr Moacyr Nabo. “É uma grande satisfação sediar uma ação deste porte em nossa cidade, fruto desta parceria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com a Prefeitura. Faço questão de ressaltar o valor desta iniciativa voluntária dos médicos, o que viabiliza a prestação destes atendimentos a 80 pacientes. Necessário registrar também as unidades de saúde parceiras que integram esta ação. Sem dúvidas é a união de esforços que viabiliza o atendimento de mais pessoas que estão a espera deste procedimento”, disse o secretário de Saúde Carlos Mosconi.

Cirurgia de Correção de Pálpebra

Normalmente, o procedimento é feito em pessoas de faixa etária mais elevada ou com volume de pele que gere o desconforto

A previsão é atender 80 pacientes no sábado

que causa dificuldades de visão. As cirurgias sem necessidade de internação, com anestesia local e com liberação dos pacientes em poucas horas, são resultado da parceria entre a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e a Prefeitura de Poços. Pelo menos 20 cirurgiões plásticos renomados, sendo 6 de Poços: Victor Adissi, Pedro Adissi, Leandro Silva, Regiane Caruso Villas Boas, Eduardo Bachin e Danielle Solia, e os demais de diversos pontos do país, são voluntários na ação que visa ampliar o acesso a estes procedimentos por meio do SUS, o Sistema Único de Saúde.Desde 2009, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica criou estes mutirões. Nosso esforço é fazer com que o maior número de cidades possa receber este mutirão, favorecendo especialmente a população que está na fila do SUS a espera do atendimento. Temos colegas de Poços, participando mais uma vez, temos colegas vindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Itajubá, São Lourenço, Alfenas, Pouso Alegre e de Juiz de Fora, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Teremos neste mutirão, as presenças do presidente da Regional Minas, o doutor Alexandre Meia Matos e o diretor do Programa de Educação Continuada, o doutor José Otávio, ambos também da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica”, explicou o cirurgião plástico Victor Adissi, diretor do Departamento de Ação Social da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Os casos atendidos são encaminhamentos feitos pelas unidades básicas de saúde e pelo serviço de oftalmologia do município. Todos os pacientes já fizeram os exames pré-operatórios e farão o pós-operatório, acompanhados pelos cirurgiões de Poços que integram a ação.