Nova Coleta Seletiva é tema de evento aberto ao público na Urca

Programação será nesta quinta, 9, durante todo o dia Objetivo é esclarecer dúvidas sobre a separação e coleta dos resíduos

Informações sobre a nova coleta seletiva, esclarecimento de dúvidas e exposição de trabalhos desenvolvidos pelas cooperativas, associações, entidades e universidades locais em relação aos materiais recicláveis e ao meio ambiente. Todos estes são objetivos do evento – Coleta Seletiva: e eu com isso?, que será realizado na próxima quinta, 9, das 9h às 19h, no Espaço Cultural da Urca, com participação aberta ao público.

A iniciativa é da Comissão Socioambiental, formada por: representantes de diversas secretarias e autarquias municipais, associações, cooperativas e universidades, instituída para apoio a ações desta natureza. “Com a nova coleta seletiva implantada este mês, montamos um cronograma para orientar também quanto a separação correta dos materiais recicláveis. Conforme estamos orientando os servidores das Secretarias Municipais e a população em geral, observamos que ainda existem muitas dúvidas quanto aos dias, horários e o tipo de material a ser separado, por isso teremos mais este momento dedicado a isso”, explicou Aretha Carneiro Corrêa, educadora ambiental e representante da Secretaria de Saúde na Comissão Socioambiental.

Com o objetivo de abranger 100% das ruas de Poços, a reorganização feita pela Secretaria de Serviços Públicos prevê a coleta seletiva semanal, nos bairros, as quartas e quintas-feiras, de acordo com cronograma que dividiu o trabalho em dois setores. Já na área central, tanto a coleta do lixo seco (reciclável), quanto do úmido, é feita de segunda a sábado. Mais informações sobre a nova coleta seletiva podem ser obtidas no site da Prefeitura: https://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/site/?page_id=45934 ou pelos telefones: 3697-2075 (Secretaria Municipal de Serviços Públicos) e 3713-6843 (Empresa Liarth).

PROGRAMAÇÃO

9:00h – Abertura  – Exposição das cooperativas, associações e artistas do grupo: A Cidade que Engole Rios.

10:00h – Primeiro Encontro Universitário: Faculdade Pitágoras, Unicesumar e Agentes de Saúde (ESF).

10:15h – Explanação e informações sobre a Nova Coleta Seletiva – Palestrante: Secretário Municipal de Serviços Públicos, Sr. Thiago Biagioni Ribeiro.

11:00h – Palestra: Aquecimento Global e eu com isso? – Palestrante: Presidente da Comissão Socioambiental, Sr. Márcio Cássio dos Santos.

12:00h – Almoço

13:00h – Segundo Encontro Universitário: Pontifícia Universidade Católica – PUC Poços de Caldas e Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSuldeminas.

13:15h – Palestra: Aquecimento Global e eu com isso? – Palestrante: Presidente da Comissão Socioambiental, Sr. Márcio Cássio dos Santos.

14:00h – Apresentação do projeto: Produzindo Sustentabilidade – Melhoria no processo de recepção do material reciclável na cidade de Poços de Caldas, dos alunos da Pontifícia Universidade Católica – PUC Poços, sob a supervisão do Profº Neil Paiva Tizzo.

14:30h – Apresentação do aplicativo sobre Materiais Recicláveis dos alunos do IFSuldeminas.

15:00h – Apresentação e explanação do Filme: Wall-e pelos alunos da Unicesumar com a participação dos alunos dos 9º anos da Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira.

16:30h – Reunião Ordinária da Comissão de apoio ao programa socioambiental cooperativa de catadores de material reciclável, com a participação de todos os membros e também do público em geral.

18:00h – Encontro Coletivo: Associação Recriando, Coopersul, Coopergore, Ação Reciclar, Planeta Solidário, Associação Poços Sustentável-APS, A Cidade que Engole Rios, Chico Rei e Programa Municipal de Educação Ambiental.

19:00h – Encerramento.