Novo Conselho do Meio Ambiente toma posse

Órgão formula as diretrizes para a política municipal do meio ambiente

O prefeito Sérgio Azevedo deu posse ontem (13) aos novos integrantes do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema). A posse aconteceu à tarde na sala de reuniões da Secretaria de Planejamento.
Ao Codema compete formular as diretrizes para a política municipal do meio ambiente, inclusive para atividades prioritárias de ação do município em relação à proteção e conservação do meio ambiente; propor normas legais, procedimentos e ações, visando à defesa, conservação, recuperação e melhoria da qualidade ambiental e exercer ação fiscalizadora na área, entre outros.
Os membros empossados, entre titulares e suplentes, são Amanda Souto, Antonio Guidugli, Aretha Carneiro, Bruno Furlan, Cibele Benjamim, Edivaldo Braziel, Flávio Lopes, Karl Acerbi, Hamilton Wuo, Ivo Bogdan, João Paulo de Lima, José Arimathea, Jorge lago, Julieta Viana, Luiz Machado, Mauro Barbosa Filho, Mateus Nardini, Mauro Marques, Nanci de Moraes, Odilon Trefíglio Neto, Orestes Corrêa, Paula Zanini, Pedro Freire, Rubens Mussolim, Suzana Lotti, Thales Astrogildo e Wilges Bruscato.
Em seu período de existência, o conselho já editou oito deliberações normativas sobre questões ambientais do município. Entre elas, estão regras sobre a destinação de resíduos oriundos dos serviços de saúde, descarte de pneus inservíveis, execução de movimentação de terras e licenciamento de área para descarte de grandes volumes de resíduos da construção civil. Também já foram objeto de deliberações normativas do conselho, a regularização ambiental de oficinas mecânicas, postos de combustíveis e transportadoras e o corte de árvores no município.
O conselho aprecia, ainda, as defesas das penalidades aplicadas pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente. Além das pautas mensais, qualquer cidadão pode participar e apresentar questões nas reuniões do conselho.
Secretaria de Meio Ambiente
No dia 23 deste mês será anunciada a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O objetivo é reforçar as políticas voltadas à preservação do meio ambiente do município. O evento faz parte das comemorações dos 145 anos de Poços de Caldas.