Novos gestores escolares participam de formação

Os novos diretores e vice-diretores escolhidos em consulta pública à comunidade escolar realizada em 24 das 25 escolas municipais participaram, na última semana, de uma formação voltada para a preparação do ano letivo de 2019. A nomeação oficial dos novos gestores será feita em fevereiro do próximo ano.

A formação foi conduzida pela secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi. “Apresentamos aos novos gestores, de maneira bastante ampla, o percurso que a Secretaria Municipal de Educação vem fazendo, as propostas que estão sendo construídas envolvendo a formação dos profissionais da educação, os projetos desenvolvidos e a linha geral do nosso trabalho”, destacou a secretária. A secretária-adjunta de Educação, Daniela Azevedo Volpi Braz, também participou da formação.

Em um segundo momento, diversos membros da equipe da SME fizeram considerações sobre as informações necessárias e relevantes para os gestores para que possam dar início ao trabalho. Participaram representantes da Divisão de Administração Escolar, Divisão Pedagógica e Expediente Interno. Entre os assuntos abordados estão organização e estrutura da escola, avaliações externas e acompanhamento de transporte e merenda escolar.

Os novos gestores foram escolhidos por meio de consulta pública à comunidade, realizada no dia 21 de novembro. O processo aconteceu em 24 das 25 escolas municipais e contou com a participação de 2.934 pessoas que escolheram os gestores que deverão ser nomeados para o exercício 2019/2022.

“O processo ocorreu de maneira tranquila e transparente e foi organizado pela equipe da Secretaria de Educação e Conselho Municipal de Educação, em parceria com as comissões escolares. As chapas tiveram aceitação por parte da comunidade, demonstrando que o processo democrático é legítimo e tem a intenção de ouvir as comunidades para saber o que elas querem para as escolas”, ressaltou a chefe da Seção de Administração Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Angélica Xavier Figueiredo.