Obras do projeto ‘Nosso Bairro Está de Volta’ serão inauguradas no São José

Maquete do local

As obras de melhorias na comunidade do São José, dentro do projeto “Nosso Bairro Está de Volta”, estão em fase final. Esta primeira etapa do programa, que tem por objetivo elevar as condições de vida e lazer da população, será inaugurada nesta sexta-feira (31), às 18h, pelo prefeito, Sérgio Azevedo. As intervenções beneficiarão também, os moradores dos bairros Jardim Bandeirantes e Centenário.

Desde 7 de maio, quando foi lançado o mutirão pela prefeitura, foram concluídas muitas ações naquela região, com a realização de serviços para recuperar a malha viária, as calçadas e alguns escadões, como também os sistemas de iluminação de ruas e de sinalização de trânsito. Foram realizadas, ainda, operações tapa-buraco e de desentupimento de bocas de lobo.

A praça Núcio Galisse Neto, está situada num local central do bairro São José, exatamente no quarteirão formado pelas ruas Professora Lourdes Mourão, José Augusto de Carvalho e Francisco Tramonte, tendo nas proximidades o CEI Dona Mariinha, o Cras e PSf.

A praça recebeu um projeto paisagístico personalizado, com alamedas e rampas de acessibilidade, gramado, canteiros e arborização do espaço. A engenheira Ambiental, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Ísis Alves, explica que a nova área de lazer abriga, ainda, um parquinho infantil, com seis brinquedos, sendo um deles para crianças especiais.

Isis comenta que, a antiga quadra de esportes do bairro também foi totalmente reformada e conta, agora, com novas lâmpadas e mais três postes de iluminação. Segundo ela, ainda, a área de lazer está dotada de diversos mobiliários, dentre eles: bancos (4), lixeiras (6) e uma mesa para jogos. “Uma nova academia ao ar livre, com seis equipamentos, também foi implantada no local”, completou.

As divisões de Parques e Jardins e de Limpeza Urbana, da Secretaria, foram os setores responsáveis por boa parte da execução do projeto. Ao todo, somam cerca de 20 dias de operações no bairro, com a participação de mais de 250 profissionais das diversas secretarias municipais, também do DME Distribuição, Dmae – Departamento Municipal de Água e Esgoto, e do Demutran – Departamento Municipal de Trânsito.

Acessibilidade

Isis Alves, explica que o projeto de revitalização da praça foi concebido de modo a adequar a morfologia do terreno, para definir caminhos apropriados, considerando a circulação do espaço contemplativo de forma a preservar as condicionantes ambientais, bem como manter a acessibilidade.

Paisagismo

O projeto paisagístico da praça é composto por plantas e flores, produzidas no Viveiro Municipal, como lírio, agapanto, iresine, moreias, duranta erecta, buchinho etc. O local, também recebeu 31 árvores e quatro coqueiros e dentre estas, estão espécies popularmente conhecidas como ipê rosa, pitangueiras, cerejeiras e coqueiro jerivá.

Programação de inauguração:

17h – Brincadeiras: cama elástica, pipoca e algodão doce
17h30 – Futsal (quadra)
18h00 – Solenidade de inauguração
18h30 – Circo para todos ” Vai começar a brincadeira “
19h – Futsal (quadra)