Oficina de jardinagem e paisagismo é oportunidade para inserção no mercado de trabalho

Diz a canção que fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas. Unir flores e inserção social é o objetivo do projeto Educação e Cidadania, que oferece aulas de paisagismo e jardinagem para os públicos atendidos pela Secretaria Municipal de Promoção Social, viabilizado por meio da concessão de patrocínio da Prefeitura.

O projeto visa capacitar pessoas atendidas pelos serviços de assistência social do município, especialmente das casas de passagem e abrigos, para o desenvolvimento de uma atividade profissional no mercado promissor do paisagismo e jardinagem.

A responsável pela iniciativa é a engenheira agrônoma Gisele Ribeiro. O projeto atua em duas frentes: ao mesmo tempo em que promove educação ambiental e recupera espaços verdes da cidade também surge como oportunidade de qualificação profissional para quem deseja atuar como jardineiro e paisagista.

As oficinas acontecem às terças-feiras e já foram realizadas na própria sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, no Terminal Rodoviário, e no Parque José Affonso Junqueira. “O curso está sendo muito produtivo, estamos atingindo nosso objetivo de oferecer ações de inclusão produtiva”, destaca a agrônoma Gisele Ribeiro.

“Entendemos paisagismo e jardinagem como processos através do quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades e atitudes de competência voltadas para a conservação do meio ambiente. Revitalizar espaços e criar outros são excelentes formas de se trabalhar com a educação ambiental. Poder escolher as flores, plantas ornamentais e árvores é a oportunidade de criar uma identidade para cada espaço e ajudar também na construção e resgaste da própria identidade”, explica.

Nas oficinas, os alunos podem conhecer as mais diversas espécies e saber o ambiente em que elas melhor se adaptam e aprendem sobre propagação e meio de produção de cultivares e paisagens, buscando a interação do homem com o meio ambiente. O projeto propicia a possibilidade dos alunos complementarem a sua renda familiar, por meio do serviço de apoio em jardins, floriculturas, hortas e outros ambientes de produção vegetal.

Em outubro, terá início uma nova turma. Para participar, é necessário procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em todas as regiões da cidade.

Projetos socioassistenciais patrocinados
Este é o primeiro ano em que projetos voltados para os públicos atendidos pela Secretaria Municipal de Promoção Social foram beneficiados por meio de chamada pública, que substituiu a modalidade Patrocínio Direto pelo DME, atendendo a exigências legais.

Foram 57 projetos inscritos, sendo 12 iniciativas contempladas para execução em 2019, com investimento total de R$ 200 mil, beneficiando crianças, adolescentes, adultos e idosos.

“Os projetos de inclusão produtiva, como o Educação e Cidadania, estão dentro das prioridades de atuação da Secretaria de Promoção Social. Temos acompanhado de perto a execução das iniciativas contempladas e os resultados são visíveis”, ressalta a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.