Oficinas de gastronomia renovam programação do Festival de Inverno de Poços de Caldas

Ragu de costela com aligot de mandioquinha será o prato apresentado pelo Chef Luis Gustavo Fonseca

Para celebrar os 25 anos do Festival de Inverno de Poços de Caldas – Julho Fest – a equipe da Secretaria Municipal de Cultura preparou uma programação especial, com destaque para as oficinas de gastronomia sulfurosa que serão realizadas nos bairros, dentro do “Julho Fest com você” e também na área central.

Serão quatro oficinas com os renomados chefs locais Gina Carneiro, Luisão, Luis Gustavo Fonseca, Henrique Benedetti e chef confeiteira Carol Negrão. As oficinas são abertas ao público e não é necessário realizar inscrição prévia.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3697-2389, pelo e-mail comunicacaoculturadepocos@gmail.com ou na Secult, no Espaço Cultural da Urca.

De acordo com o responsável pela proposta, Juliano Silva, a ideia é valorizar a gastronomia local e levar para os bairros um pouco da rica experiência gastronômica encontrada em Poços de Caldas, principalmente no centro da cidade.

“As oficinas de gastronomia local serão realizadas no bairro São José e no Parque Ecológico da zona sul, além do Parque Municipal Antônio Molinari e do Museu. Sem dúvida, a iniciativa está em total consonância com nossa política de descentralização da cultura”, destaca o diretor de Políticas Culturais da Secult, Gustavo Dutra.

No Parque Ecológico da Zona Sul, a oficina de culinária do Chef Henrique Benedetti acontece no dia 21 de julho

As oficinas terão início no próximo sábado, 13 de julho, na quadra do bairro São José, que foi totalmente revitalizada pela Prefeitura, dentro do projeto “Nosso bairro está de volta”. No domingo, 14 o Parque Municipal recebe a chef confeiteira Carol Negrão, assim como o Museu Histórico e Geográfico, no dia 20 de julho, e o Parque Ecológico da Zona Sul, no dia 21.

Oficinas

Gina Carneiro e Chef Luisão (Pizza na Roça) – 13 de julho, 11h, na quadra do São José
Prato: pizzas Brócolis Caboclo (a famosa pizza de brócolis e bacon eleita em 2018 a “melhor pizza do Brasil”, na II Copa Brasileira das Pizzarias) e Auti Béqui (pizza da linha caipira, uma homenagem à cozinha mineira, que leva costelinha de porco defumada, muçarela e molho barbecue).

A Pizza na Roça nasceu a partir de uma brincadeira entre amigos na vizinha cidade de Caconde, no interior de São Paulo. Do seleto grupo de pessoas, a pizzaria virou coisa séria e abriu as portas recebendo inúmeros clientes de toda a região. Devido ao tamanho sucesso, a marca abriu uma unidade em Poços de Caldas que se tornou um dos principais endereços gastronômicos do município. Hoje, a Pizza na Roça oferece pratos originados da mistura entre a cozinha tradicional italiana e mineira, em um ambiente acolhedor e familiar repleto de detalhes que levam os clientes a um lugar entre uma Cantina Napolitana e uma Roça Mineira.

Chef confeiteira Carol Negrão – 14 de julho, 11h, Parque Municipal Antônio Molinari
Prato: picolé de frutas, espetinhos de frutas com molho de iogurte e frutas divertidas no prato

A chef confeiteira Carol Negrão vai promover uma oficina onde as crianças vão aprender fazendo, “colocando a mão na massa”. Julho é sinônimo de férias e o picolé é uma forma refrescante de aproveitar os dias livres. Por conta do tempo de geladeira, a chef vai ensinar os pequenos participantes a como preparar o picolé, porém outros estarão prontos para a alegria da garotada. O workshop também vai ensinar o preparo de espetinhos de frutas com molho de iogurte e frutas divertidas no prato.
Formada em panificação e confeitaria pelo SENAI, Carol trabalha com gastronomia há cerca de 10 anos e é uma das confeiteiras mais prestigiadas de Poços de Calas, tendo já participado de diversos eventos e ministrado inúmeras oficinas.

Chef Luis Gustavo Fonseca (Becco Gastronomia) – 20 de julho, 14h, Museu Histórico e Geográfico
Prato: ragu de costela com aligot de mandioquinha
Muito presente como acompanhamento da clássica polenta, o ragu de costela ganha uma releitura neste prato junto ao aligot de mandioquinha, também conhecida como batata-baroa e rica em vitaminas A, C e E. O aligot é um purê elástico acrescido de queijos.

O convidado Luis Gustavo é um dos chefs de cozinha do restaurante Becco Gastronomia & Cultura e um dos grandes talentos da culinária poços-caldense. Formado em Gastronomia, o chef estagiou em um renomado restaurante da França. De volta ao Brasil, assumiu a cozinha do Becco, um dos principais restaurantes da cidade e que completa 5 anos em 2019, uma existência baseada na exploração da culinária de diversos países aliada à cultura (incluindo a local e regional).

Chef Henrique Benedetti (Mangata) – 21 de julho, 14h, Parque Ecológico da Zona Sul Prato: Panceta: como preparar a panceta de porco perfeita
Um dos petiscos preferidos pelos mineiros e que tem forte ligação com a cozinha mineira, é o prato escolhido por um dos principais chefs de cozinha de Poços de Caldas. Entre os ingredientes estão a banha de porco e o limão capeta.

Graduado em Gastronomia pelo Instituto de Gastronomia e Hotelaria ASSESC, o chef Henrique Benedetti se utiliza de técnicas contemporâneas e ingredientes locais, a fim de valorizar produtos e produtores da região de Poços de Caldas e transformar em cultura gastronômica o que o Sul de Minas tem de melhor para oferecer. Seu currículo traz experiências em renomados restaurantes, como Quique Dacosta, em Denia, na Espanha, que tem 3 estrelas no Guia Michelin. No Brasil trabalhou como chef de produção e subchef do Attimo Restaurante, de cozinha ítalo-caipira do chef Jefferson Rueda. Também foi chef de produção, chef de carnes e chef de eventos do D.O.M., restaurante do estrelado Alex Atala. Ainda em São Paulo foi Head Chef do Obá Restaurante. Já em Poços de Caldas, o chef Henrique Benedetti está à frente do Mangata Bar e esteve como chef do Ollivia Gastronomia.