Pacientes e funcionários do CAPS II visitam o Zoo das Aves

VISITA ZOO DAS AVES 1

Objetivo é proporcionar interação, autonomia e independência, por meio de atividades externas e de lazer

O tempo ensolarado ajudou e a manhã desta terça-feira, 13, foi diferente para cerca de 30 pacientes atendidos pelo CAPS II, o Centro de Atenção Psicossocial. Junto com dez funcionários do serviço, eles foram conhecer o Zoo das Aves. Inaugurado em setembro do ano passado, o espaço reúne duas mil aves de 200 espécies e proporciona contato direto com a natureza, por meio de caminhada em ampla área verde e passeio pelos viveiros de imersão que permitem mais proximidade com os moradores do local. A experiência mexeu com as memórias afetivas da dona de casa Aura Luíza, 62. “Eu não sabia que Poços tinha um lugar assim, me lembrei do meu tempo de criança na roça quando a gente acordava com o canto dos pássaros”.

A cada espécie conhecida, uma nova descoberta e pausa para o registro fotográfico. “Estou adorando, achei tudo lindo aqui”, afirmou Cleusa de Jesus Bastos, 46, dona de casa.

Satisfação compartilhada pela equipe do CAPS II. “Não tem como escolher o que é mais bonito entre tudo visto aqui. É um momento muito especial para eles mas também pra gente que trabalha no CAPS”, comentou a instrutora Selma de Lourdes Sérgio.

Para a visita, a Prefeitura forneceu o transporte e a alimentação e o Zoo das Aves disponibilizou o ingresso por pessoa pela tarifa especial de R$ 10,00 (dez reais). “Quando pensamos no Zoo, queríamos mais que um zoológico convencional, queríamos trabalhar a educação ambiental, a informação e a conscientização. Aqui a gente consegue mostrar o trabalho do meu avô nos últimos 40 anos, levar informação e entreter e isso tudo é muito importante. Tudo o que a gente pode fazer pelos outros, mesmo que pouco, a gente deve fazer, por isso estamos muito felizes em receber a visita do CAPS II”, disse a veterinária e diretora técnica do Zoo das Aves, Letícia de Carvalho Dias Agostini.

A programação especial desta terça faz parte das atividades externas proporcionadas aos pacientes com o objetivo de integrar e reavaliar as regras de convivência. “Além de um passeio muito bonito, agradável e com boas experiências, há também o cunho terapêutico que nos permite observar os progressos dos pacientes, por meio do incentivo da autonomia e da independência deles. Foi muito bom e ao longo do ano vamos pensar em outras atividades”, informou a psicóloga Auryana Maria Archanjo.

O CAPS II Girassol fica na Avenida Doutor David Benedito Ottoni, 260, Jardim dos Estados. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O local recebe encaminhamentos feitos por médicos, pelas escolas ou pela justiça, além de pacientes que procuram pelo serviço, de forma voluntária. A equipe multidisciplinar é composta por psiquiatra, terapeuta ocupacional, enfermeiro e auxiliares de enfermagem, assistente social, psicólogo, instrutor e oficineiro. As atividades incluem acolhimento, grupos terapêuticos, oficinas de canto, poesia, yoga e artesanato, atendimento psicoterápico individual e acompanhamento das famílias dos pacientes.