Parceria entre Prefeitura e Pitágoras oferece exames de espirometria pelo SUS

EXAME ESPIROMETRIA

Aparelho digital já está sendo utilizado para os procedimentos

A espirometria é um procedimento simples e rápido, que tem como objetivo verificar a capacidade pulmonar, medida pela potência do sopro. A partir deste mês, o exame passa a ser oferecido em Poços, pelo SUS, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Faculdade Pitágoras.

“Desde o início da nossa gestão nós tentamos viabilizar este exame, mas diante da dificuldade de encontrar parceiros ou prestadores de serviço para a realização, por conta da tabela SUS que é baixa para o procedimento, isso ainda não tinha sido possível. Agora, enfim, esta parceria vai possibilitar a oferta de mais este atendimento a população”, explicou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

O aparelho digital para realização dos exames foi cedido pela Faculdade Pitágoras. “Desde o início das nossas atividades em Poços, sempre tivemos esta preocupação em sermos parceiros da Prefeitura, porque entendemos que esta troca se reflete em benefícios para toda a população, dentro da responsabilidade social da instituição”, afirmou o professor Lázaro Quintino Alves, diretor da Faculdade Pitágoras em Poços.

Os exames que já começaram a ser realizados na Policlínica Central, são mediante agendamento, por meio de encaminhamentos das unidades básicas de saúde. Os procedimentos são acompanhados por equipe de enfermagem e os laudos com os resultados são emitidos pela médica pneumologista Nayana Souza.

“É um exame fundamental para verificar a doença pulmonar obstrutiva crônica e é muito importante que ele esteja sendo oferecido em Poços”. De acordo com a responsável técnica da Assistência Farmacêutica, Yula Merola, o serviço deve proporcionar mudanças nas prescrições médicas. “Mais uma possibilidade de diagnóstico vai possibilitar a indicação mais assertiva de medicamentos para problemas respiratórios”.