Você está em:

Parceria entre Saúde e Santa Casa oferece cirurgia reparadora a pacientes bariátricos

Tanto a bariátrica quanto a reparadora, são cirurgias oferecidas pelo SUS, em Poços

Pacientes submetidos à cirurgia bariátrica também estão sendo atendidos pelo SUS, com a cirurgia reparadora, em Poços. A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Santa Casa viabilizou a realização deste procedimento necessário, especialmente para aqueles pacientes que após a intervenção bariátrica, sofrem com o excesso de pele. Desde junho de 2018, foram 22 cirurgias reparadoras realizadas. O secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva, comemora essa vitória.“É uma cirurgia que estava sendo aguardada há tempos por muitos pacientes, até mesmo porque depois da realização das cirurgias bariátricas, é necessário um período para avaliar se o paciente pode ou não ser submetido ao procedimento reparador. A presença da Secretaria Municipal de Saúde na comissão paritária da Santa Casa contribuiu para a busca de muitos resultados e um deles é a realização das cirurgias reparadoras em maior escala. São conquistas que nos trazem imensa alegria porque representam a nossa preocupação de ampliar os serviços prestados à população, mesmo em um momento de dificuldade financeira. Agradeço ainda o empenho da Santa Casa no atendimento a estes pacientes”, declarou o secretário.

Os procedimentos estão sendo realizados pelo especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Julio Baiocato. Os atendimentos são feitos, seguindo a fila de espera e o paciente ingressa nesta fila após passar pela cirurgia bariátrica. “No primeiro ano do pós-operatório ocorre a perda de peso mais relevante e aguda e no segundo ano uma perda mais moderada, seguida da estabilização do peso que será muito importante para a indicação da cirurgia reparadora, conforme diretrizes da Portaria do Ministério da Saúde. O ato cirúrgico tem duração média de três a quatro horas e o paciente tem alta hospitalar normalmente no dia seguinte, seguida do acompanhamento ambulatorial para curativos.
Felizmente todos os pacientes têm tido um bom resultado, estão satisfeitos com a cirurgia e com baixíssimo índice de complicações, tudo isso graças ao trabalho em conjunto de toda a equipe da cirurgia plástica e da cirurgia bariátrica”, disse o médico.

O superintendente da Santa Casa, Azér Zenun, lembra que as cirurgias reparadoras acontecem de acordo com portaria do Ministério da Saúde.
“Com a chegada do Dr. Julio Baiocato teve um grande ganho para Santa Casa que já realizou 22 cirurgias,
trazendo benefícios para aqueles pacientes que fizeram cirurgias bariátricas desde o ano de 2013 e aguardavam por esse tipo de tratamento”.

O paciente interessado em fazer a cirurgia bariátrica, deve procurar a unidade básica de saúde onde normalmente é atendido, para encaminhamento. A Santa Casa bateu recorde nacional em cirurgias bariátricas, com a realização de 754 procedimentos desde 2013, para pacientes de Poços e de outros mais de 80 municípios. Tanto a bariátrica quanto a reparadora, são cirurgias oferecidas pelo SUS em Poços.

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social