Plataformas digitais de ensino disponibilizam conteúdos especiais na Semana da Consciência Negra

Plataformas digitais estão com programação especial durante a Semana da Consciência Negra

As plataformas digitais da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas estão com programação especial durante a Semana da Consciência Negra. Desde a última segunda-feira (16), os sites Aprender Brincando (voltado para a Educação Infantil); Tok Digital, canal específico para os educadores; e Conexão Educação Poços, que faz o contato com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal de Ensino disponibilizam conteúdos ricos sobre o tema.

São vídeos informativos sobre a história da África e do Brasil, curta-metragem que debate a questão do racismo e conteúdos diversos sobre música, cultura e religiões afro-brasileiras disponibilizados nos sites e nas redes sociais das plataformas durante o período de 16 a 20 de novembro.

“Todas as três páginas da Secretaria de Educação estão voltadas para a Semana da Consciência Negra. Todo o conteúdo é construído pela equipe pedagógica da SME, em parceria com a Divisão de Projetos”, informa Letícia Borges, da Divisão de Projetos de Educação Complementar.

No Canal Tok Digital, por exemplo, os professores têm acesso a seis conteúdos diferentes sobre o tema, que poderão ser utilizados durante as atividades de ensino remoto. Já no site Aprender Brincando todas as atividades foram pensadas para atender as crianças da Educação Infantil. São conteúdos lúdicos, com brincadeiras e contação de histórias que remetem ao Dia da Consciência Negra.

Na página Conexão Educação Poços, uma parceria entre as secretarias de Educação e Cultura, voltada para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, também é possível acessar os conteúdos. Um dos vídeos disponibilizados durante a semana é “Dudu e o lápis cor da pele”, cedido gratuitamente pela produtora Take a Take Filmes, que debate o racismo presente até mesmo em coisas simples do dia a dia.

“Durante toda a semana, vamos abordar questões relevantes sobre o Dia da Consciência Negra. Nosso objetivo é propor uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil”, destaca a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A data foi oficializada por meio de Lei Federal no ano de 2003.